sábado, 25 de fevereiro de 2017

Carnaval 2017: BAIRRO DE “CHÃO DE PAPEL VARELA” VENCE DESFILE DO SETOR AUTÓNOMO DE BISSAU

O grupo do bairro ‘Chão de Papel Varela’ foi o vencedor do desfile de Carnaval do Setor Autónomo de Bissau com 25,4 pontos e o Bairro de ‘Tchada’ ficou na segunda posição com 16,98 pontos. O desfile decorreu hoje, 25 de fevereiro 2017, sob o lema “Cultura como Fator de Inserção Social e Económico” e contou apenas com a participação destes dois bairros, que segundo a Comissão garantiram a classificação direta para o desfile nacional.

O Bairro ‘Chão de Papel Varela’ venceu igualmente na categoria da Rainha, com 30 pontos. O Bairro de’‘Tchada’ não se apresentou nesta categoria.

Os dois únicos participantes do desfile do setor autónomo de Bissau, nas suas apresentações, na Avenida Osvaldo Vieira, exibiram diferentes estilos de danças tradicionais de vários grupos étnicos do país, com demostrações que fascinaram o público presente.
O resultado do desfile foi anunciado na voz da diretora-geral dos desportos e igualmente membro da Comissão Organizadora, Conceição Évora, que no entanto, não revelou o valor monetário que o grupo vencedor do desfile vai receber e nem do segundo classificado.

o Jornal O Democrata soube junto de uma fonte da Comissão que o valor disponibilizado para premiar os vencedores do desfile de carnaval do setor autónomo é muito inferior comparativamente aos anos transatos, pelo que os cálculos feitos a nível da Comissão, o vencedor poderá levar uma soma de 300 mil francos CFA e o segundo lugar receberia uma soma de 150 mil francos CFA.

“Como participaram apenas dois grupos, talvez o valor de premiação poderá aumentar. Essa é a realidade, se fizermos as contas com o dinheiro que temos no momento!”, contou o nosso informante.
De referir que o desfile nacional, desta maior manifestação cultural da Guiné-Bissau, terá lugar na segunda-feira, 27 de fevereiro na Avenida Osvaldo Vieira, em Bissau, no qual concorrem dois grupos de Bissau hoje apurados mais 9 grupos vencedores de desfiles regionais do país.



Por: Assana Sambú
Foto: Marcelo Ncanha Na Ritche
OdemocrataGB

Homens com excesso de peso aguentam mais um minuto e meio na cama

Afinal, os ‘pneuzinhos’ podem trazer benefícios.


O excesso de peso traz uma panóplia de problemas de saúde. Doenças cardiovasculares, diabetes e o aumento do risco de AVC e até cancro estão associados ao excesso de peso. Mas um novo estudo sugere que os quilos a mais podem trazer um benefício inesperado.

Os especialistas alegam que os homens com excesso de peso têm mais estâmina – capacidade de resistência - na cama.

Num estudo recente, conduzido pela Universidade Erciyes na Turquia, descobriu-se que durante o ato sexual os homens obesos aguentavam cerca de um minuto e trinta segundos mais do que os seus pares mais magros.

Segundo reporta o site britânico Metro, os homens com peso têm um nível elevado de estradiol, uma hormona sexual feminina que inibe o orgasmo masculino. A presença desta hormona imita o efeito dos cremes retardadores.

NAOM

CIDADÃO INCONFORMADO ESCREVE AO PRESIDENTE JOMAV

Bom dia Sua Excelência Senhor Presidente da Republica

Saúde e longa vida, são os meus melhores e sinceros votos para si e família neste preciso momento em que a nossa querida e gloriosa pátria amada precisa de homens como a Vossa Excelência.

É verdade que os interesses dos ditos classe tendem prejudicar o país no que tange ao progresso social e melhoria de condições de vida da nossa população.

Senhor Presidente JOMAV, não pare e nunca desista de combater esses malfeitores de maneira nenhuma. Porque o povo está consigo e dure o que durar a batalha vai vencer essa justa causa.

Aproveito essa missiva para deixar um recado DSP e comparsa de que, podem enganar muita gente por muito tempo, mais não por toda a vida. 

Atentamente,

O Patriota
(CIDADÃO INCONFORMADO)

Ditaduradoprogresso

ESTUDANTES GUINEENSES NO BRASIL EM APUROS PARA RENOVAR PASSAPORTES NO VALOR DE 98 EUROS

Um grupo de estudantes guineenses da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), em São Francisco do Conde (Bahia – Brasil), afirma que não está em condições de pagar uma soma estimada em 325 Reais, ou seja, 98 Euros (aproximadamente 59 mil francos CFA) para pagar a renovação dos passaportes.

A posição dos estudantes foi tornada pública através de uma “Nota de Repúdio” que a nossa redação teve acesso, na qual informaram que estão a estudar no Brasil sem nenhum apoio do Governo da Guiné-Bissau.

“A nossa subsistência aqui no Brasil depende do ‘Auxílio de 530 Reais’ que recebemos da universidade para alimentação e moradia. O nosso visto de estudantes nos proíbe de exercer qualquer atividade remunerada, sendo assim não estamos em condições de pagar a renovação dos passaportes no valor de 325 reais”, lê-se na nota dos estudantes, que, no entanto, pedem uma explicação esclarecedora da parte das autoridades guineenses sobre a situação, antes da chegada da delegação da Guiné-Bissau ao Brasil para emissão dos passaportes.

Os estudantes recordam ainda, na nota, que tomaram o conhecimento da ida de uma delegação ao Brasil para emissão dos passaportes para os estudantes e cidadãos guineenses que vivem naquele país da América do Sul, através de fontes diplomáticas guineenses.

Um assunto que dizem mereceu aplausos da comunidade guineense por representar alto grau do sentido do Estado da Guiné-Bissau que, segundo a nota, engajou-se em resolver os problemas dos seus cidadãos.

Contudo, lembram que uma das maiores preocupações dos estudantes prende-se com o alto preço estipulado pela comissão encarregada de renovar os passaportes.

“Queremos com isso recordar que, no ano transato, o governo estipulou 98 reais (30 euros) para cada estudante. Na embaixada da Guiné-Bissau, em Brasília, o valor é de 50 reais (15 euros) para renovação, no qual, os estudantes são isentos. Acontece que, este ano, a comissão estipulou o preço de 325 reais (98 euros). Para tal, questionamos o seguinte: A delegação que vem renovar os nossos passaportes é oficial ou é um grupo de pessoas que querem tirar proveito dos nossos desesperos? Se a delegação for oficial, por que não está a cumprir com o ofício do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades de dezembro de 2015, ainda em vigor, que reduziu o preço dos passaportes para 30 euros por estudante, se governo é continuidade?”, interrogam os estudantes.

“Em virtude dessa injustiça, queremos alertar à comissão que o que nos interessa neste momento é a renovação dos passaportes e não a emissão de um novo passaporte, embora o governo sugira a mudança da caderneta, mas isso não pode justificar triplicação do valor. Assistimos a entrevista publicada na rede social na qual o Secretário de Estado das Comunidades, Embaixador Dino Seidi afirmara que o governo estava preocupado com a nossa situação e que estava engajado em nos ajudar. Se essa declaração  é que se está a traduzir na nossa situação para nos ajudar, dispensamos ajuda do Governo. Pois, só piora nossa situação”, informa a nota.

Por: Assana Sambú
OdemocrataGB

JARDIM “NOSSA SENHORA DE FÁTIMA” E “ESCOLA SATÉLITE” SÃO VENCEDORES DO CARNAVAL INFANTIL 2017

O Jardim “Nossa Senhora de Fátima” e a “Escola Satélite” foram grandes vencedores do desfile do Carnaval Infantil realizado hoje, 24 de fevereiro 2017, sob o lema, “As Crianças na cultura como Fator de Inserção Social e Económica”. Jardim ‘Nossa Senhora de Fátima’, conseguiu 21, 5 pontos e ocupou o primeiro lugar na categoria de Jardins, enquanto a ‘Escola Satélite’ obteve 20,5 pontos, que o permite ganhar o desfile na categoria das escolas.

O concurso do Carnaval Infantil foi realizado na Av. Domingos Ramos ao lado da Câmara Municipal de Bissau, sob a organização da Associação para Solidariedade e Ação (ASA) e contou com a participação de nove (09) Jardins e dez (10) Escolas, ambos do setor autónomo de Bissau.

O desfile das crianças de diferentes Jardins e Escolas de Bissau foi coroado com danças tradicionais de diferentes grupos étnicos que compõem o museu etnográfico da Guiné-Bissau e de récitas de poesias, onde as crianças pediram o entendimento no seio das autoridades nacionais e em particular da classe política, em alusão à atual situação do país.


O prémio será entregue no próximo dia 04 de Março a todos os Jardins e escolas que participaram do desfile do Carnaval Infantil 2017, no valor estimado em 80 mil Francos CFA por cada jardim/escola.

Após o desfile, a Madrinha do Evento, Primeira Dama, Maria Rosa Vaz sublinha, na sua intervenção, que o Carnaval é a maior manifestação da diversidade cultural guineense, onde são demostrados os valores culturais do país.

Neste sentido, deixa acreditar que só através da valorização da diversidade cultural que os guineenses podem conseguir uma verdadeira mudança de atitude e comportamentos. Contudo, sublinhou que é urgente promover a harmonia e a reconciliação nacional entre os cidadãos da Guiné-Bissau.

“Esta manifestação cultural tem sido acompanhada de alguns aspectos negativos que violam principalmente a proteção dos direitos das crianças nomeadamente, consumo de álcool e drogas. As crianças, em certas ocasiões, são violadas involuntariamente. Quero pedir aos pais e encarregados de educação para darem mais atenção às crianças. É imperativo que as nossas crianças não permaneçam nas barracas e nos lugares de diversão sem serem acompanhadas pelos pais ou encarregados de educação, assim evitaremos o desaparecimento de muitas crianças e diminuiremos os abusos e exploração sexual das mesmas”, aconselhou.

O Presidente da Comissão Organizadora do Carnaval Infantil, Danilson Vaz, agradeceu os apoios que permitiram realizar o evento e considera de positivo o balanço do desfile infantil. 

Por: Aguinaldo Ampa
Fotos: Marcelo Ncanha na Ritche 
OdemocrataGB