sábado, 12 de setembro de 2020
LIDERANÇA É A CAPACIDADE DE ATRAIR OUTROS.........
B. C. B. C. BRAIMA CAMARA É BOTCHE CANDE OS AMIGOS IRMÃO DE SEMPRE BA DI POVO LEÃO NACIONAL
Características pessoais do BA DE POVO que refleti sobre os seus habilidades de liderança.
1. Ele é forte, mas não agressivo;
2. Gentil, mas não fraco;
3. Ousado, mas não um valentão;
4. Humilde, mas não tímido;
5. Orgulhoso, mas não arrogante;
6. Ele e espirituoso, mas não bobo;
7. Sabe conviver com a realidade.
Wisdom, compassion, and courage are the three universally recognized moral qualities of men....Confucius
DESPACHO № 32 /MI/2020 - SUSPENSÃO!
Fonte: Junior Gagigo
Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Balde, acaba determinar início do ano letivo 2020/2021 para o dia 05 de outubro do ano 2020.
Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação
CHUVAS EM CABO VERDE - PRAY FOR RAIN STORM IN CABO VERDE
Pray for SANTIAGO ANIMAL TA BAI NA CHEIA OH CABO VERDE DEUS KU NOS
Leia Também:
Chuvas em Cabo Verde. Criança morre afogada em inundação
Por SIC Notícias
Registados estragos em casas, carros e estradas.
Um bebé de seis meses morreu afogado, em Cabo Verde, devido às chuvas que começaram esta madrugada na ilha de Santiago.
A chuva, acompanhada de relâmpagos e trovoadas, obrigou o Governo a convocar o gabinete de crise.
As inundações já fizeram estragos em casas e carros e o primeiro-ministro pediu à população para só sair de casa se houver necessidade.
Ao final da manhã várias ruas permaneciam intransitáveis, sobretudo nas zonas mais baixas da cidade, com centenas de populares a concentrarem-se no exterior, com estruturas e vias de comunicação em risco.
Segundo o presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros, Renaldo Rodrigues, citado pela Lusa, numa das enxurradas morreu um bebé de seis meses, que se encontrava em casa com a mãe e um irmão.
NOTA INFORMATIVA
NO NA PONDERA!
Por: yanick Aerton
Yanick aconselha os dirigentes do grande partido para não tomar parte nesse governo liderado por Engª, nuno gomes nabiam. Por uma questão de princípios e valores que nos regem. e o motivo da luta que desencadeamos nesse últimos messes, porque o momento que o pais vive não há razão para que o paigc tomar parte no governo que já tem o todo ingredientes da sua governação e muito menos espaço nessa conjuntura de MADEM-G15/ PRS/APU. E mais óbvio fazer oposição seria e construtivo para o próximo embate político que esta aproximar-se cada vez mais no contexto politica guineense.
O PAIGC, devido a erosão que sofreu durante todo esse tempo, como resultado das desnecessárias e desgastantes guerras internas aliadas a governações pouco sucedidas nas quais teve sucessivamente a triste participação PRS, o que lhe impossibilitou corresponder as aspirações do povo, viu o seu candidato pura e simplesmente penalizado.
Encerrado que e este ciclo, a nossa obrigação agora, nós, militantes e dirigentes do PAIGC “di sumbia di Amílcar”, é de nos rendermos perante a evidência, reconhecendo humildemente que não fizemos nada para Governar o pais, e isso foi também em parte devido aos erros de palmatória cometidos num momento em que o partido estava perante uma anunciada ameaça, mas que devido a falta de visão, não conseguiu afastar essa ameaça tendo o seu líder sido empurrado ao extremismo por aqueles que infelizmente não conseguem arrastar as massas, por não terem nenhuma expressão em termos demográficos e identitários, uma meia dúzia de pessoas.
Reconheçamos a nossa derrota e arregacemos as mangas para remobiliar as massas dentro daqueles princípios que fizeram e ainda fazem do PAIGC. a esperança de todos os Guineenses, independentemente da raça, da cor, religião, da pertença étnica ou de condição socioeconómica.
Aquele PAIGC que deu oportunidade a todos os Guineenses para se formarem e hoje poderem dar a sua valiosa contribuição na construção de uma sociedade com que sonharam os Pais Fundadores, e em homenagem àqueles melhores filhos que com o seu sangue regaram essa preciosa árvore de cujos frutos beneficiamos hoje em dia.
Não nos esqueçamos de que o PAIGC e “raça tchebem abos cu esta na puder si bo falha na e governação humm”, e como tal, não devemos passar inutilmente o nosso precioso tempo em disputas das quais vamos sair mal na fotografia. A hora é de Unidade e Coesa Interna e não de nos responsabilizarmos por isto, aquilo ou aqueloutro. No PAIGC, sempre assume colectivamente as derrotas e de igual modo celebramos colectivamente nossas vitórias.
Em bias no munidu, mas não é o fim do mundo. Aliás, o presidente-eleito foi do PAIGC porque esteve em varias actividades do PAIGC, inclusive no congresso de Cacheu ideologicamente formado na escola do PAIGC, sob a orientação dos seus dirigentes, pelo que isso deve ser motivo de satisfação pabia lite di fode darma no cabaz di fode.
Que o Presidente do Parlamento o primeiro vice do PAIGC tem o direito de colaborar para facilitar o grande partido recuperar as suas forças no terreno. Viva a Guiné-Bissau!
Viva a Democracia!
Viva paz e social entre os guineenses!
ÚLTIMA HORA: GOVERNO GUINEENSE JÁ DISPONIBILIZOU 3 BILHÕES DE FRANCO CEFA PARA INDEMNIZAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS DAS CASAS QUE VÃO SER ATINGIDAS NA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA QUE LIGA SAFIM E BISSAU!
A informação foi avançada pelo Ministro das finanças João Aladje Mamadu Fadia, na Assembleia Nacional Popular, a margem da sessão parlamentar para aprovação de Orçamento Geral do Estado.
Uma estrada a ser construída pelo governo da China, com a distância de 16 quilómetros. Vai ser a primeira autoestrada da Guiné-Bissau, entre a capital e a localidade de Safim.
Numa entrevista à rádio Difusão Nacional, o embaixador da China no país, Wang Hua fez o anúncio que o seu governo já mobilizou 13,6 milhões de euros e aguarda apenas "por um sinal da parte guineense para avançar com o projeto".
Segundo acordo rubricado entre dois Estados, a China vá responsabilizar da sua construção e Guiné-Bissau fica com a indenização dos proprietários das casas a serem atingidas durante os trabalhos.
Wang Hua referiu que devido à mudança do primeiro-ministro na altura, o seu governo aguarda que a nova equipa liderada pelo Nuno Gomes Nabiam esclareça se pretende ou não dar continuidade ao acordado pelo anterior executivo.
Ainda de acordo com o embaixador chinês, a autoestrada a ser construída em direção ao norte do país terá duas vias com três faixas de rodagem cada.
Neste momento, o país tem graves carências na rede rodoviária, havendo várias áreas onde não existem estradas alcatroadas. Um problema que ganha especial relevância durante esta época chuvosa em que os caminhos estão quase intransitáveis.
RESILIÊNCIA DA BANCA GUINEENSE FACE À PANDEMIA DO NOVO CORANAVÍRUS
Por: Aliu Soares Cassama
O setor bancário tem um papel importante na economia guineense. No entanto, o peso dos seus ativos no Produto Interno Bruto do país situa-se abaixo da média da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA).
Os bancos guineenses estão mais fortes para responder à atual crise, mas tudo dependerá da sua duração e da recuperação da economia.
A qualidade dos ativos e a liquidez são duas áreas em que a banca deverá sentir, de forma mais significativa, o impacto da pandemia da Covid 19.
A pandemia tem estado a ter um impacto significativo a nível global e obviamente que a Guiné-Bissau não está imune a estes impactos. A qualidade dos ativos é colocada em causa, desde a dívida pública às próprias aplicações. Podemos ter um aumento do risco dos devedores e isso terá um reflexo no crédito concedido. Quando a economia real sofre, os bancos sofrem também.
Nas situações de pandemia, as populações têm uma apetência natural para ter mas liquidez consigo, têm tendência a querer que as suas poupanças sejam mais líquidas e isso impacta os balanços dos bancos de uma forma directa.
A pandemia veio trazer aos cinco bancos (BAO, ORABANK, ECOBANK, BDU e BANCO ATLANTIQUE) uma alteração profunda no paradigma de fazer negócios, obrigando a fortes investimentos na arquitetura dos sistemas de informação e cibersegurança, bem como na criação de condições técnicas e tecnológicas para o regime de teletrabalho.
Apesar dos bancos disporem de planos de contingência e continuidade de negócios para situações de crise, a magnitude dos impactos dependerá de desenvolvimentos futuros, os quais não podem ser previstos com fiabilidade.
Os bancos estão confrontados a um risco acrescido sobre os ativos o que os torna vulneráveis aos riscos de contrapartida e consequentemente a uma diminuição da atividade.
Segue-se abaixo uma lista de alguns impactos imediatos da Pandemia da COVID 19 na actividade bancária guineense:
Redução do volume de atividade com a clientela em matéria de crédito, dos depósitos, das transferências e uma queda no Produto Líquido Bancário;
Aumento dos custos de exploração induzido pelas medidas de prevenção da pandemia;
Aumento dos riscos de crédito, operacional, de mercado e de liquidez e, consequentemente, diminuição significativa do resultado final do exercício;
Incumprimento, reescalonamento e reestruturação de dívidas, o que poderá condicionar o risco de provisão;
Despesas não orçadas para fazer face à pandemia.
O Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) decidiu baixar, no dia 27 de março de 2020, as taxas de juros aplicadas às adjudicações semanais junto ao guichet marginal na ordem dos 2,5% com um volume suficiente de liquidez, no intuito de facilitar o acesso dos bancos comerciais às moedas centrais com um custo reduzido. O BCEAO, por conseguinte, instou os bancos da praça a apoiar o sector privado através da concessão de crédito e de moratórias no pagamento das dívidas. O setor bancário da zona UEMOA consegue aguentar o stress induzido pela pandemia devido ao fortalecimento da posição de capital próprio ocorrido nos últimos anos, como resultado das reformas regulatórias BASILEIA I e II. Mas não é suficiente. Falta fazer teste de stress aos 118 bancos que estão a operar na zona UEMOA para verificar como lidaram com o choque económico causado pela pandemia da Covid 19, direcionado à identificação de potenciais vulnerabilidades. Só assim é que podemos saber se os bancos guineenses estão resilientes ao stress induzido pela pandemia.
CONCLUSÕES:
Os bancos podem esperar um aumento do crédito malparado, apesar de ser ainda impossível fazer estimativas sobre a dimensão do agravamento no médio prazo;
Espera-se uma potencial desvalorização das carteiras de dívida pública, em particular para os segmentos bancários mais expostos a estes ativos, tendo em consideração o aumento das necessidades de financiamento das administrações públicas;
Apesar dos riscos decorrentes desta crise terem tido uma resposta rápida da parte do BCEAO, é preciso estar atento às vulnerabilidades que advêm sobretudo da recuperação económica.
Portanto, deixo aqui um aviso às autoridades competentes (BCEAO e governos dos Estados membros da UEMOA): Se a situação piorar em linha com as previsões mais pessimistas, as autoridades têm de se preparar para mais medidas de prevenção, nomeadamente a desalavancagem rápida e significativa da banca, o que poderá aprofundar a recessão e atingir severamente a qualidade dos ativos e da posição de capital do sistema financeiro.
Apenas uma contribuição enquanto bancário e guineense!
Por: Mestre Aliu Soares Cassama
Morning Thoughts: The Alphabet of Happiness
By: IAUDIFY.COM.NG September 12, 2020
Very Good Morning…..
Thought for the day: Happiness is a perfume, you can’t pour it on someone else without getting a few drops in yourself.
The Alphabet:
A – ACCEPT – Accept others for who they are and for the choices they’ve made even if you have difficulty understanding their beliefs, motives, or actions.
B – BREAK AWAY – Break away from everything that stands in the way of what you hope to accomplish with your life.
C – CREATE – Create a family of friends whom you can share your hopes, dreams, sorrows, and happiness with.
D – DECIDE – Decide that you’ll be successful and happy come what may, and good things will find you. The roadblocks are only minor obstacles along the way.
E – EXPLORE – Explore and experiment. The world has much to offer, and you have much to give. And every time you try something new, you’ll learn more about yourself.
F – FORGIVE – Forgive and forget. Grudges only weigh you down and inspire unhappiness and grief. Soar above it, and remember that everyone makes mistakes.
G – GROW – Leave the childhood monsters behind. They can no longer hurt you or stand in your way.
H – HOPE – Hope for the best and never forget that anything is possible as long as you remain dedicated to the task.
I – IGNORE – Ignore the negative voice inside your head. Focus instead on your goals and remember your accomplishments. Your past success is only a small inkling of what the future holds.
J – JOURNEY – Journey to new worlds, new possibilities, by remaining open-minded. Try to learn something new every day, an you’ll grow.
K – KNOW – Know that no matter how bad things seem, they’ll always get better. The warmth of spring always follows the harshest winter.
L – LOVE – Let love fill your heart instead of hate. When hate is in your heart, there’s room for nothing else, but when love is in your heart, there’s room for endless happiness.
M – MANAGE – Manage your time and your expenses wisely, and you’ll suffer less stress and worry. Then you’ll be able to focus on the important things in life.
N – NOTICE – Never ignore the poor, infirm, helpless, weak, or suffering. Offer your assistance when possible, and always your kindness and understanding.
O – OPEN – Open your eyes and take in all the beauty around you. Even during the worst of times, there’s still much to be thankful for.
P – PLAY – Never forget to have fun along the way. Success means nothing without happiness.
Q – QUESTION – Ask many questions, because you’re here to learn.
R – RELAX – Refuse to let worry and stress rule your life, and remember that things always have a way of working out in the end.
S – SHARE – Share your talent, skills, knowledge, and time with others. Everything that you invest in others will return to you many times over.
T – TRY – Even when your dreams seem impossible to reach, try anyway. You’ll be amazed by what you can accomplish.
U – USE – Use your gifts to your best ability. Talent that’s wasted has no value. Talent that’s used bill bring unexpected rewards.
V – VALUE – Value the friends and family members who’ve supported and encouraged you, and be there for them as well.
W – WORK – Work hard every day to be the best person you can be, but never feel guilty if you fall short of your goals. Every sunrise offers a second chance.
X – X-RAY – Look deep inside the hearts of those around you and you’ll see the goodness and beauty within.
Y – YIELD – Yield to commitment. If you stay on track and remain dedicated, you’ll find success at the end of the road.
Z – ZOOM – Zoom to a happy place when bad memories or sorrow rears its ugly head. Let nothing interfere with your goals. Instead, focus on your abilities, your dreams, and a brighter tomorrow.
Cheers To Your Success!
Causa e Efeito - Domingos Simões Pereira Presidente do PAIGC derrotado na segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau fala sobre a decisão do Supremo Tribunal da Justiça.
RadioBantaba/RTP AFRICA / PAIGC 2020
Guiné-Bissau: Tráfico de droga: DETIDO O DIRETOR GERAL DOS SERVIÇOS DE MIGRAÇÃO E FRONTEIRAS
12/09/2020 / Jornal Odemocrata
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na tarde desta sexta-feira, 11 de setembro de 2020, o diretor dos Serviços da Migração e Fronteiras, Coronel Alassana Djaló, no âmbito de um processo sob investigação ligado ao tráfico de drogas.
O alto oficial do ministério do Interior, que pertence às estruturas do Comando da Guarda Nacional, terá ordenado a retirada de 83 cápsulas de droga apreendidas pelos agentes da brigada da PJ.
A droga, segundo a fonte da PJ, foi apreendida no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, a 14 de março deste ano, ao cidadão luso-guineense Aliu Baldé, que estava em viagem para Lisboa. O suspeito terá sido preso de imediato e ter-lhe-á sido retirado o passaporte.
Uma fonte da Polícia Judiciária informou ao semanário O Democrata que meia hora depois da detenção do luso-guineense, elementos da Guarda Nacional, fardados e armados com AK-47 invadiram os serviços da PJ, no aeroporto, e retiraram o suspeito pela força, alegando que estavam a cumprir ordens do comandante. Os agentes da Polícia da Guarda Nacional, de acordo com a mesma fonte, levaram Aliu Baldée as 83 cápsulas de droga que já tinham sido analisadas e confirmadas pela PJ como sendo cocaína
“Os elementos da Guarda Nacional recuperaram o suspeito da PJ. Ordenaram-no que entregasse o passaporte, retiraram-lhe todas as cápsulas. Levaram a droga e o o suspeito. Infelizmente, até hoje não apresentaram ao Ministério Público nem a droga, nem apresentaram o suspeito ao Juiz de Instrução Criminal”, lamentou a fonte, que informou que só mais tarde souberam que Aliu Baldé terá sido libertado pela Guarda Nacional, encontrando-se neste momento fora do território nacional.
O Democrata soube que o comandante que ordenou a missão de recuperação do suspeito, é o Coronel Alassana Djaló, que, naquele período comandava o serviço da investigação criminal da Guarda Nacional. Atualmente é diretor do serviço da migração e fronteiras, cargo que desempenha há mais de três meses.
A Polícia Judiciária, no âmbito de uma investigação levada a cabo pela sua brigada antidrogas, descobriu posteriormente que as 83 cápsulas de droga confirmadas como sendo cápsulas de cocaína, foram recuperadas três meses depois, das mãos do agora detido. A fonte lamentou o fato de todas as cápsulas apreendidas terem sido adulteradas ou falsificadas.
O Democrata apurou que o suspeito disse à PJ desconhecer que as cápsulas tenham sido adulteradas e alegou que não sabe o que aconteceu de concreto à droga apreendida pela PJ no dia 14 de março, como também desconhece o paradeiro do suspeito Aliu Baldé.
A Polícia Judiciária ouviu esta manhã o coronel Alassana Djaló, por suspeitas de envolvimento no tráfico de droga e de falsificação da droga apreendida. Na sequência da audição, determinou-se a sua prisão preventiva. Estando neste momento numa das celas da Polícia da Judiciária, em Bissau.
Entretanto, O Democrata soube que será apresentado na segunda-feira, 14 de setembro, ao Juiz da Instrução Criminal para a legalização da prisão preventiva. Soube-se ainda que a PJ está a receber pressões de personalidades influentes, exigindo a sua libertação.
Por: Assana Sambú