terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Níger: Antigo Presidente Mohamed Bazoum continua detido há mais de dois anos

Radio Voz Do Povo
M
ais de dois anos depois do golpe militar de 26 de julho de 2023, no Níger, o antigo Presidente Mohamed Bazoum e a sua esposa continuam detidos na residência presidencial, em Niamey. A situação é classificada como um verdadeiro “sequestro” pelo seu antigo conselheiro especial, Abdoul Azizou Garba Brimaka.

Em declarações à Africa Radio, o politólogo denunciou condições de detenção desumanas e a violação dos direitos humanos, afirmando que Bazoum vive sem liberdade de circulação e com contacto muito limitado com a família.

O Coletivo Internacional para a Libertação de Mohamed Bazoum apela à ONU, CEDEAO, União Africana e União Europeia para uma intervenção urgente, lembrando que já existem decisões internacionais que exigem a sua libertação imediata.

O Níger é um dos países mais instáveis da África Ocidental, marcado por vários golpes de Estado, incluindo o assassinato do Presidente. Mohamed Bazoum foi derrubado por militares que mais tarde decidiram abandonar a CEDEAO e criar a Aliança do Sahel. Desde então, o antigo Presidente continua detido, à espera de uma decisão das autoridades militares.

Sem comentários:

Enviar um comentário