terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Os medicamentos que nunca deve tomar com multivitamínicos... Existem medicamentos que não devem ser tomados com multivitamínicos. A eficácia dos medicamentos e multivitamínicos pode ser comprometida, além de poder causar problemas de saúde. Consulte sempre o seu médico antes de juntar medicamentos e multivitamínicos.

Por  noticiasaominuto.com 02/12/2025

Se toma multivitamínicos regularmente, o melhor é ter atenção. Se ao mesmo tempo está a fazer outro tipo de medicação, tenha atenção. Pode estar a correr alguns riscos, como a eficácia, e é importante consultar o seu médico antes de o fazer.

À revista parada a toxicologista Kelly Johnson-Arbor deixou o aviso sobre o que pode acontecer se tomar alguns medicamentos em conjunto com multivitamínicos. "Os multivitamínicos são classificados como suplementos alimentares. Os ingredientes e a potência das vitaminas, minerais e oligoelementos podem variar entre as marcas de multivitamínicos", começa por dizer.

“Em alguns casos, os multivitamínicos podem fornecer quantidades excessivamente altas de nutrientes que podem causar sinais e sintomas de toxicidade vitamínica, interagir com outros medicamentos e até mesmo aumentar o risco de desenvolvimento de certas doenças”, continua.

Desta forma, é importante sempre informar o seu médico do que está a tomar para evitar este tipo de problemas mais tarde. “Pode haver interações com outros medicamentos prescritos e também é importante garantir que não esteja a tomar uma quantidade excessiva de vitaminas”, alerta a farmacêutica Christina Inteso. Diz ainda que o consumo em doses excessivas de vitaminas A, D, E ou K pode trazer alguns problemas.

Quais os medicamentos que deve evitar tomar com multivitamínicos

Desta forma, dão a conhecer os medicamentos que deve evitar toma em conjunto com multivitamínicos, isto sem informar o seu médico da escolha que está a fazer. Assim, existem que os anticoagulantes são um deles.

“A vitamina K, que pode estar presente num multivitamínico, ajuda a regular a coagulação sanguínea. Se começar ou parar repentinamente de tomar algum produto com vitamina K, ou se tomá-la de forma inconsistente, isso pode ter alguma interferência”, revela Christina Inteso.

Por outro lado, deve ter atenção aos bifosfonatos. “Multivitamínicos com cálcio, magnésio ou ferro podem interferir na absorção de bifosfonatos. A recomendação é tomar o bifosfonato logo ao acordar. Lembre-se de ficar sentado por 30 minutos depois de tomá-lo.”

Também é preciso ter algum cuidado com certos antibióticos. “Podem ligar-se fortemente a elementos como ferro, cálcio, zinco e magnésio, formando compostos que são pouco absorvidos pelo corpo humano.”

Sem falar com um médico, evite ainda levotiroxina. Outro dos medicamentos que deverá ter cuidado quando toma multivitamínicos trata-se retinoides. “Um doente pode acabar por consumir vitamina A em excesso.”

Multivitamínicos: O que fazer quando os toma

Ao perceber que acabam por interferir com alguns medicamento que toma, é preciso informar o seu médico para verificar se é realmente melhor parar de tomar algum deles. Ler sempre a bula de medicamentos e multivitamínicos deve ser uma prática recorrente para perceber as doses indicadas e sem cometer nenhum tipo de erro.

“Muitas vezes, espaçar as doses funciona, mas nem sempre. Recomendo que consulte o seu profissional de saúde para obter informações mais específicas sobre o seu caso.”


Leia Também: Paludismo aumenta em São Tomé e Príncipe com mais de 4 mil casos este ano

A responsável pelo programa de luta contra o paludismo em São Tomé e Príncipe disse hoje que os 4.289 casos registados no país se equiparam a epidemia, mas o ministro da Saúde rejeitou a classificação sem proposta de especialistas.


Sem comentários:

Enviar um comentário