Por CNEWS Outubro 30, 2020
União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) convoca greve geral a partir do dia 09 de novembro.
A maior central sindical da Guiné-Bissau entregou esta sexta-feira (30.10), ao Governo de Nuno Nabiam, o pré-aviso de greve geral a ter lugar de 09 a 13 de novembro 2020, para exigir a “ação” do governo.
Na correspondência enviada ao executivo, a central sindical disse ter observado mais de 45 dias depois de assinatura da adenda ao memorando do entendimento, mas o documento “não foi cumprimido pelo Governo”. A UNTG disse ainda que perante o silêncio do governo, “não podia ficar de igual modo indiferente aos problemas dos seus associados”, razão pela qual avançou com a intenção para a paralisação da administração pública guineense, num período de uma semana.
Em conferência de imprensa quinta-feira, o ministro das finanças, Aladje Fadia, promete ir ao encontro dos sindicatos, para negociar uma solução e evitar a greve. Mas Fadia está, há meses, metido numa “guerra de palavras” e troca de acusações com os sindicatos dos funcionários do seu Ministério, e com os sindicatos de saúde. Os sindicalistas acusam o governante de “incumpridor” e este devolve a acusação, com o mesmo adjetivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário