O presidente da Comissão Organizadora do carnaval 2017 cujo lema é «Cultura como factor de inserção social e económico» anunciou terça-feira (21 de Fevereiro) que a insuficiência de verba pode condicionar o desfile nacional.
João Cornélio Gomes Correria que falava aos jornalistas em Bissau disse que a comissão necessita de 217 milhões de francos CFA, “ mas até então o governo disponibilizou somente 30 milhões de francos CFA, suficiente para organizar o desfile regional».
No tocante a premiação, João Cornélio igualmente director-geral da Cultura disse que “ com 30 milhões enviaremos 2 milhões para cada região e no sector autónomo de Bissau. O 1º lugar, receberá quatro milhões, 2º lugar, dois milhões e 3º lugar levará um milhão.
“ A nível da rainha, um milhão, para a primeira classificada, quinhentos mil, para a segunda qualificada e duzentos e cinquenta mil para a terceira classificada, enquanto que a nível das mascaras 1º lugar quinhentos mil, 2º trezentos mil e 3º lugar receberá duzentos mil e apoiaremos o carnaval infantil com dois milhões CFA”, Anunciou presidente da comissão organizadora.
Perante a pouco verba disponibilizada pelo executivo para a comissão Organizadora do Desfile do Carnaval, o presidente do grupo cultural Iris de Brá Marcelino Bamba que foi inscrever-se, decepcionado com a informação, adiantando que “o que ouvimos a pouco lamentamos muitos uma vez que a expectativa não era isso. Enquanto a nossa participação vamos fazer análise profunda para ponderar”, afirmou Marcelino Bamba”, diz.
O grupo Chão de Papel Varela descorda com a premiação de quatro milhões de franco CFA ao titulo do 1º lugar uma vez que suas despensas são superiores a premiação.
Inocêncio Gomes Correia diz entretanto que “nos descordamos publicamente com a premiação anunciada pela comissão organizadora deste maior evento cultural do país, porque as nossas despesas são superiores a premiação”, contou.
Enquanto na região do Biombo o Grupo Cultural “Ndelugam” não vai participar no desfile nacional segundo explica Aldo José Lima responsável do departamento de Cultura e Desporto.
“Grupo Cultural que representou a região de Biombo por sete vezes não vai participar no desfile nacional 2017 porque não estamos de acordo com os sucessíveis comissões organizadoras deste concurso que violam sistematicamente as regras estabelecidas”, atirou Aldo José Lima.
Segundo a informação que a rádio Sol Mansi teve acesso, o grupo Cultural Netos de Bandin não vai participar no desfile do carnaval 2017 para dar oportunidade aos outros grupos e promovera um evento na rua da embaixada de Portugal no dia 24 de Fevereiro.
Por: Marcelino Yambi
Radiosolmansi
Sem comentários:
Enviar um comentário