sábado, 29 de novembro de 2025

Guiné-Bissau: Umaro Sissoco Embaló É Novamente Retirado de Dakar em Operação Discreta e Segue para Brazzaville.🇬🇼🚨

Por Com Confidentiel Afrique / DMG TV Digital Mídia Global TV   Bissau, 29 de novembro de 2025

O antigo Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, foi novamente retirado de Dakar, Senegal, e transportado para Brazzaville, capital da República do Congo, numa operação confidencial mediada pelos presidentes Denis Sassou N’Guesso e Alassane Ouattara, apurou o Confidencial Afrique.

Operação ocorreu após alegada “simulação” de golpe

Fontes citadas pelo jornal revelam que Embaló chegou a Dakar na semana passada, depois de uma alegada “simulação” de tentativa de golpe de Estado, supostamente organizada com o envolvimento de alguns oficiais militares próximos — entre eles o general Horta N’Tam, figura em ascensão no atual cenário político-militar em Bissau.

A deslocação do ex-Chefe de Estado ocorreu na véspera da aguardada divulgação dos resultados das eleições gerais de 23 de novembro.

Pedido urgente para abandonar Dakar

As mesmas fontes indicam que foi o próprio Embaló quem insistiu na necessidade de deixar Dakar com carácter de urgência, após uma noite descrita como “particularmente agitada”.

A tensão aumentou depois de declarações do primeiro-ministro senegalês, Ousmane Sonko, que, durante uma sessão parlamentar nesta sexta-feira, classificou a situação política na Guiné-Bissau como resultado de “manobras subterrâneas”.

Segundo pessoas próximas do processo, o tom firme de Sonko não agradou a Embaló, que se mostrou visivelmente incomodado.

Pressão política e diplomática em território senegalês

Ainda de acordo com fontes citadas, a presença de Embaló no Senegal estava a gerar forte pressão política e diplomática. Sentindo-se desconfortável, o ex-Presidente contactou o seu aliado, o líder congolês Denis Sassou N’Guesso, pedindo apoio para deixar o país.

Antes da partida, Embaló terá telefonado ao Presidente senegalês, Bassirou Diomaye Faye, para informá-lo da saída e agradecer o acolhimento durante a estadia em Dakar.

Um voo privado foi disponibilizado para transportar o antigo Chefe de Estado até Brazzaville, onde deverá permanecer temporariamente. Embaló viajou acompanhado por um colaborador de confiança, identificado apenas como Sissoko.

Sem comentários:

Enviar um comentário