sexta-feira, 4 de abril de 2025

China retalia: impõe aos EUA tarifas adicionais de 34%.....Mais um capítulo da guerra comercial

Por CNN Portugal,

China anunciou esta sexta-feira que vai impor tarifas adicionais de 34% sobre os produtos norte-americanos, avança a Reuters. O Ministério das Finanças chinês afirma que estas tarifas entram em vigor a 10 de abril, servindo como contramedida para as tarifas abrangentes impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

Além disso, Pequim também anunciou que vai juntar várias entidades dos EUA a uma lista de controlo de exportação e classificar outras como uma entidade “não confiável”.

Na quinta-feira, a China instou  os EUA a “cancelarem imediatamente” as novas taxas alfandegárias anunciadas pelo Trump, apelando ao diálogo. Pequim sublinha que as barreiras comerciais “põem em causa o desenvolvimento económico global”.

“A China insta os Estados Unidos a cancelarem imediatamente as taxas unilaterais e a resolverem adequadamente as disputas com os seus parceiros comerciais através de um diálogo justo”, afirmou o Ministério do Comércio chinês, em comunicado, um dia antes do anúncio destas tarifas adicionais de 34%.

Entretanto, no Japão, um dos principais parceiros comerciais dos Estados Unidos, o primeiro-ministro, Shigeru Ishiba, disse que as tarifas criaram uma “crise nacional”, uma vez que a queda das ações bancárias esta sexta-feira colocou a bolsa de Tóquio no caminho para a sua pior semana em anos.

O banco de investimento JP Morgan disse que vê agora 60% de hipóteses de a economia global entrar em recessão até ao final do ano, contra os 40% anteriores.

China apresenta queixa na OMC sobre tarifas dos EUA

A China anunciou que remeteu para a Organização Mundial do Comércio (OMC) a questão das tarifas impostas pelos Estados Unidos às suas exportações, tendo apresentado queixa no mecanismo de resolução de litígios.

“A China apresentou uma queixa no mecanismo de resolução de litígios da OMC", anunciou o Ministério do Comércio de Pequim, em comunicado citado pela AFP.

A China anunciou também a imposição de uma tarifa adicional a partir de 10 de abril, em resposta às novas tarifas impostas pelos EUA.

“A imposição pelos Estados Unidos das chamadas ‘tarifas recíprocas’ viola gravemente as regras da OMC, prejudica gravemente os direitos e interesses legítimos dos membros da OMC e prejudica gravemente o sistema de comércio multilateral baseado em regras e a ordem económica e comercial internacional”, afirmou o Ministério do Comércio, citado pela AP.

“É uma prática típica de intimidação unilateral que põe em perigo a estabilidade da ordem económica e comercial global. A China opõe-se firmemente a isto”, acrescentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário