sábado, 16 de novembro de 2024

Encerramento Do Workshop De Capacitação Sobre Monitorização, Avaliação E Relatórios Financeiros Das Intervenções Humanitárias Da CEDEAO Nos Estados-Membros

Por  ecowas.int   16 Nov, 2024

A Direção de Assuntos Humanitários e Sociais da Comissão da CEDEAO, empenhada em reforçar os padrões de implementação dos seus programas humanitários na região da África Ocidental, reconhece o papel crucial de sistemas sólidos de Monitorização e Avaliação (M&E), bem como de mecanismos financeiros eficazes, para avaliar o impacto das suas intervenções.

Neste contexto, a Direção desenvolveu modelos e ferramentas destinados a melhorar a eficiência e eficácia dos programas humanitários executados pelas instituições dos Estados-Membros, através de sistemas de M&E e relatórios financeiros bem estruturados.

Para capacitar os pontos focais nos Estados-Membros envolvidos na implementação dos programas humanitários, a Direção organizou um workshop de capacitação de três dias, realizado de 5 a 7 de novembro de 2024, no Estado do Níger, Nigéria.

Este workshop interativo, baseado numa participação ativa e na partilha de conhecimentos entre os participantes, abordou de forma abrangente todos os aspetos do sistema de M&E, incluindo a recolha de dados, análise, elaboração de relatórios e integração nos sistemas nacionais existentes.

No final do workshop, foram formuladas recomendações estratégicas para as áreas de intervenção que a CEDEAO deve priorizar, a saber:(i) Intervenções em numerário e assistência com vales (CVA), alinhadas com os princípios humanitários;(ii) Apoio aos meios de subsistência;

(iii) Intervenções alimentares e não alimentares; (iv) Fornecimento de água, saneamento e kits de higiene (WASH).

Para os Estados-Membros, foi recomendada a adesão à alocação mínima de 85% dos fundos para cobrir as necessidades essenciais das populações afetadas. Foi ainda solicitado que os Estados-Membros concluam e submetam à Comissão da CEDEAO os seus relatórios financeiros e de M&E relativos ao projeto sobre inundações e nutrição alimentar (2023) antes do encerramento do exercício financeiro de 2024 da CEDEAO.

Sem comentários:

Enviar um comentário