domingo, 8 de setembro de 2024

POLÍCIA JUDICIÁRIA: COMUNICADO DE IMPRENSA -08-09-2024. APREENSÃO DE 2.633,1 KG DE COCAÍNA NO AEROPORTO INTERNACIONAL OSVALDO VIEIRA - OPERAÇÃO "LANDING"

@Leopold Sedar Domingos 

 

COMUNICADO DE IMPRENSA: APREENSÃO DE 2.633,1 KG DE COCAÍNA NO AEROPORTO INTERNACIONAL OSVALDO VIEIRA – OPERAÇÃO “LANDING


A Polícia Judiciária (PJ) comunica a apreensão de 2.633,1 kg de cocaína, que estavam a bordo de uma aeronave Gulfstream IV, com matricula XA-SBT, proveniente da Venezuela. A apreensão foi realizada no sábado, 07 de setembro de 2024, pelas 13h46, no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira. A aeronave transportava 78 fardos de cocaína.

No âmbito desta operação, foram detidos todos os tripulantes da aeronave, incluindo o piloto. Entre os detidos encontram-se cinco cidadãos latino-americanos: dois de nacionalidade mexicana, um colombiano, um equatoriano e um brasileiro.

Esta operação de combate ao tráfico internacional de estupefacientes foi realizada em estreita cooperação com a Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos da América e o Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC- N). A nível nacional, a PJ contou com a efetiva colaboração da Guarda Nacional, da Polícia da Ordem Pública e do SIS, que prestaram apoio operacional de grande relevância.

Os cinco detidos serão apresentados amanhã, dia 09 de setembro de 2024, ao Ministério Público, junto à Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau, para o primeiro interrogatório judicial e a subsequente aplicação de medidas de coação. A investigação continuará a decorrer com o objetivo de desmantelar toda a rede envolvida neste tráfico.

A Policia Judiciária reafirma o seu compromisso e determinação em intensificar o combate ao tráfico internacional de estupefacientes, contando com a vital cooperação internacional que tem sido um pilar fundamental no sucesso das operações contra o crime organizado. A “Operação Landing” demonstra, mais uma vez, a importância dessa colaboração para a segurança e estabilidade da nossa sociedade.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário