quarta-feira, 5 de junho de 2024

EUA: Veteranas regressam à Normandia pelo 80.º aniversário do Dia D

© Reprodução/ABC News
Por  Notícias ao Minuto   05/06/24

A companhia aérea American Airlines localizou os últimos veteranos vivos, que têm agora entre 96 e 107 anos, oferecendo-se para os levar até à Normandia.

Veteranos norte-americanos da Segunda Guerra Mundial e as suas famílias rumaram até à Normandia, na costa de França, para assinalar o 80.º aniversário do Dia D, em que as tropas aliadas invadiram aquela região, a 6 de junho de 1944.

A companhia aérea American Airlines localizou os últimos veteranos vivos, que têm agora entre 96 e 107 anos, oferecendo-se para os levar até à Normandia, no início desta semana.

Apenas 68 puderam embarcar a partir do Aeroporto Internacional de Dallas Fort Worth, tendo muitos regressado à região pela primeira vez desde que encararam os horrores da guerra na sua juventude, contou o Good Morning America.

Destes, apenas três veteranas participaram na viagem, nomeadamente Jeanne Gibson, de 98 anos, que integrava o grupo de mulheres conhecido como ‘Rosie the Riveters’.

A mulher tinha apenas 18 anos quando ingressou o coletivo, depois de ter deixado a universidade para trabalhar como soldadora num estaleiro de Seattle. A idosa ainda trabalha no Parque Histórico Nacional Da Segunda Guerra Mundial em Richmond, na Califórnia, onde dá visitas guiadas e recorda às meninas “que elas conseguem [fazer o que quiserem]”.

Connie Palacioz, de 99 anos, também se juntou à viagem. Tal como Gibson, entrou no grupo aos 18 anos, tendo ali trabalhado durante quatro anos, em aviões B-17.

Já Marjorie Stone, de 100 anos e natural de Amherst, em Massachusetts, é a mais velha das três mulheres na ‘aventura’.

Aquela altura foi a primeira vez na história do país em que todos os ramos das forças armadas permitiram o alistamento de mulheres, tendo abrido a porta a 350 mil mulheres.

"Sinto que começámos algo. Não havia mulheres naquele momento e veja onde as mulheres estão agora", considerou Stone.

Os veteranos passaram por Paris, onde visitaram um dos vários cemitérios norte-americanos. Depois, na Normandia, foram recebidos por residentes e escoltados até ao Museu Memorial da Segunda Guerra Mundial, tendo sido cumprimentados por crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário