sábado, 23 de dezembro de 2023

Herry Mané, Educação é cérebro de um País... Parabéns!

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

A EDUCAÇÃO é a principal Chave ou instrumento para o Desenvolvimento sustentável de qualquer Nação, pois ela transforma os homens e estes constroem uma sociedade de pensadores e de construtores.

Portanto, o setor da Educação deve ser sempre a nossa prioridade na humanidade, porém, o novo Ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Cientifica (Herry Mané), deve tomar urgentemente, providências necessárias para propor um novo padrão pedagógico no Ensino Básico e Ensino Superior guineense, que produza efeitos de qualidade e eficiência em todo País. 

Vou lhe dizer que estarei atento para observar todos os planos a serem  levados ao cabo. Escrevi este pequeno artigo para avisar o senhor ministro de Educação, de que vou acompanhar o seu trabalho e seus movimentos no cargo. Nos próximos dias, vou começar apontar dedo no assunto, pois ali não tem "ah DEUS vai ajudar" todavia, é usar a competência, a capacidade acadêmica e científica que possam produzir resultados e compreensão dos objetivos esperados, que possam permitir os alunos ocasionarem respostas técnicas e científicas face aos desafios nacionais e internacionais, procurando assim explorar os vários ângulos do Ensino Superior, que lhes possibilitam gerar valores tangíveis e intangíveis em todos percursos acadêmicos e  intelectuais. Originalmente, as reflexões sobre a Meritocracia devem ser observadas para inovação científica e tecnológica, porque são tributos compreendidos globalmente como tipos de propriedades intelectuais que facilitam os Eruditos balizarem o passado e presente para produzirem informações novas.

 Cada gabaritado deve compreender o “preço da liberdade acadêmica”, o valor a se pagar para garantir a propriedade intelectual não é de graça. Com o avanço do estudo dos direitos humanos e a consolidação da dignidade humana como princípio fundante da academia, são os direitos para cada geração da humanidade. De cunho social contemporâneo, tudo isso passará a dar a compreensão do Mundo que se vive fora da Guiné-Bissau, por igual, entre os diversos membros da sociedade global na qual estamos inseridos. É bom lembrar de que: a globalização, entretanto, trouxe novos questionamentos sobre as relações entre os países e entre os homens, sobre o conhecimento científico e a sua relação com a dignidade da pessoa Humana olhando para ciência e a arte. Pensar a tributação internacional em um Mundo globalizado exige uma nova perspectiva sobre o mínimo existencial e o conteúdo ético do direito, considerando o contexto da cultura Geral e casos em que as ordens jurídicas e da política internacional em diferentes dimensões são confrontados no campo acadêmico para a Transcendência da Humanidade.

A nossa sociedade acadêmica não só mostra a insuficiência e despreparo para justificar as exações internacionais, ela também mostra visíveis sinais de decadência e de degradação intelectual.

 A partir desta constatação, o direito e a política internacional recebeu influências de sociedades globais mais avançadas no patrimônio intelectual draconiano, vinculada aos bens destinados à satisfação das necessidades físicas das pessoas, com o objetivo de que qualquer povo merece ser recompensado e ter o seu meio bem construído a partir da dignidade da pessoa humana (com ótima alocação dos recursos escassos), especialmente para impedir os planejamentos inúteis e ruinosos.

Senhor ministro, o desafio para implementar o projeto moderno de Educação de Base e de Educação Superior na Guiné-Bissau, requer muito esforço e aplicação de conhecimentos científicos sobre a Educação no seu sentido específico, pois o sistema educacional guineense está ultrapassado e decadente, por isso é necessário pensar, planejar, coordenador e instituir novas fórmulas para resolver os problemas que este setor enfrenta. 

Lembre que em muitos regiões do país as escolas públicas não funcionam por falta de salas de aulas, professores e engajamento do governo. A nossa única universidade pública está caindo aos pedaços e o nosso país não faz produções acadêmicas nem científicas. 

Concluindo 

Herry Mané, Educação é cérebro de um País.

Parabéns!

Sábado, 23 de dezembro

13;14.

Juvenal Cabi Na Una.

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