O Ministro da Administração Territorial e Poder Local admitiu esta terça-feira, 09 de agosto de 2022, que a Câmara Municipal de Bissau (CMB) transformou-senuma instituição “falida” e desorganizada, resultado da má gestão da antiga direção.
O governante falava depois da visita ao espaço verde do Bairro de Ajuda, para constatar o que se passa naquele espaço, tendo criticado o fato de o espaço verde ter sido transformado num espaço para “construções clandestinas”.
“Devido à desconcentração das pessoas no período muito crítico da Covid-19, alguns vendedores foram deslocados pelo governo do mercado de Bandim para, provisoriamente, ocuparem o espaço até que a situação se normalizasse, mas outros sem nenhuma autorização e à margem da lei decidiram fazer construções clandestinas no espaço ”, criticou.
O titular da pasta da Administração Territorial e Poder Local anunciou que serão tomadas algumas diligências para descobrir como os atuais ocupantes adquiriram o espaço, bem como quem os autorizou a construírem cacifos no espaço verde.
Fernando Gomes defendeu que é preciso evitar aglomeração de pessoas no espaço , porque “ o espaço foi cedido temporariamente com o objetivo específico, não para construções clandestinas”.
Criticou o estado em que se encontra o espaço e avisou que, caso não seja resolvido o problema num curto espaço de tempo, serão tomadas medidas e consequente responsabilização da anterior direção pela má gestão da CMB.
Questionado sobre a situação de lixos amontoados nas ruas de Bissau, Fernando Gomes reconheceu que nos últimos dois meses a situação de lixos nas ruas de Bissau tem sido uma grande dor de cabeça, mas graças ao empenho e esforço da nova direção da Câmara Municipal de Bissau, a situação poderá ser ultrapassada em breve.
Por: Carolina Djemé/ Simaira Tavares de Carvalho.
Fotos: F.S
Sem comentários:
Enviar um comentário