A República do Senegal e o Grupo Banco Mundial vão organizar uma reunião de alto nível a 7 de Julho de 2022, com os líderes africanos para intensificar a voz poderosa dos países africanos no que toca à implementação do programa IDA20, cujo pacote financeiro e de políticas os Chefes de Estado advogaram com tanto sucesso, no ano anterior, numa cimeira semelhante em Abidjan. O ciclo para a 20ª reconstituição da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA20) irá de 1 de Julho de 2022 a 30 de Junho de 2025.
A reunião, sob os auspícios de S.Exa. o Presidente Macky Sall do Senegal, encorajará os líderes e executores a explorarem integralmente o potencial da IDA20, assente nos conhecimentos técnicos globais e presença nos países do Banco Mundial, para produzir resultados duradouros em favor dos cidadãos africanos.
Irá ainda colocar a o Banco Mundial e, concretamente a IDA, no centro dos esforços da região para responder e recuperar das múltiplas crises. Os Chefes de Estado irão reforçar o seu compromisso com uma recuperação robusta para África e identificar iniciativas transformacionais que permitam a África “dar o salto em frente” com o apoio específico da IDA.
África tem o maior número de países (39 de 74) beneficiários da IDA20 cujo tema é Melhor Recuperação da Crise: Para um Futuro Verde, Resiliente e Inclusivo. Os países africanos foram profundamente afectados por múltiplas crises mundiais, incluindo as alterações climáticas, a pandemia COVID-19, níveis crescentes de insegurança e, mais recentemente, a Guerra na Ucrânia.
O Grupo Banco Mundial está preparado para se associar aos governos na implementação de políticas destinadas a uma melhor recuperação e a acelerar o desenvolvimento e a transformação económica do continente.
Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló
Veja Também:
À margem desta importante Conferência o Presidente da República da Guiné-Bissau e da CEDEAO desdobra-se em contactos bilaterais.
Esta tarde manteve contactos com o Presidente congolês Denis Sassou Nguesso.
Sem comentários:
Enviar um comentário