domingo, 17 de maio de 2020

Presidente Sissoco: “PARTIDOS DEVEM PROVAR QUE DETÊM A MAIORIA PARA GOVERNAR, CASO CONTRÁRIO HAVERÁ OUTRA SAÍDA”


O Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, advertiu que os partidos políticos devem provar que têm uma maioria parlamentar para formar um governo e, consequentemente, assumir a governação, caso contrário haverá outra saída que passaria pela ‘’assinatura do papel’, mas sem avançar com mais promenores.

O chefe de Estado guineense fez estas declarações à imprensa, na noite do sábado, 16 de maio de 2020, no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, de regresso de uma deslocação de algumas horas à Nigéria e ao Níger. 

Embaló reuniu-se em Abuja, com o Chefe de Estado nigeriano, Muhamadu Buhari. Em Niamey (Níger), foi recebido por Mamadou Youssufi, Presidente do Níger e presidente em exercício da Conferência dos Chefes do Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) com quem, abordou a questão da normalização da situação política na Guiné-Bissau, depois da crise pós eleições presidenciais.

O Presidente da República disse que na próxima semana vai auscultar os partidos políticos com assento parlamentar e pedir que apresentem a maioria parlamentar que permita garantir a formação do governo, caso contrário “haverá outra saída”.

Lembrou existir um roteiro da CEDEAO que fala sobre a formação do governo, de acordo com os resultados eleitorais, bem como da revisão constitucional que será submetida ao referendo.

Questionado se o prazo estipulado pela CEDEAO para a formação do novo governo até 22 do mês em curso, será uma realidade, o Chefe de Estado, assegurou que a formação do governo exige várias “engenharias”, porque “não há partido que detém maioria para governar”.

“Não há uma formação política com maioria [absoluta] no parlamento.  Será preciso fazer engenharias. No passado, APU-PDGB estava com o PAIGC, mas agora tenho outra informação que essa maioria deslocou-se, se for assim, os partidos devem provar essa maioria ainda essa semana, caso contrário pautarei para outra saída que me restar: pegar na caneta e assinar o papel. Simplesmente”, rematou.

Por: Aguinaldo Ampa

odemocratagb.com

8 comentários:

  1. E você Nho-Maralens Sissoco, o que é que você vai provar? Que o contencioso eleitoral já foi decidido a seu favor? E que senão terá o cominho de saída para o Inferno?

    Ora bolas pa. Está a troçar das Leis da República da Guiné-Bissau e de todo o povo, mas o seu dia há de vir. A ver vamos.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
  2. Vc é Deus o seu dia também está porque todos nós tem o dia marcado

    ResponderEliminar
  3. Sissoco bu pensa abô I Deus.... Aver vamos

    ResponderEliminar
  4. Sissoco não passa de momento de um manequim exposto no estabelecimento comercial, com vista a cumprir com vestimentas que o proprietário acha que são mais procuradas pelos modistas.
    Se esse manequim não escolha roupa a vestir porque não tem poder ou não decidi por si só, mesma coisa pode aplicar Sissoco. Sabe muito bem que aqueda do governo de Nabian pode ter repercussão na sua forçada presença no palácio da república. Ou melhor dizendo a torrente da que do Nuno pode arrastá- do cimo para o vale da montanha.
    Ora por isso está atentar a confundir a opinião pública nacional e internacional com maiorias fictícias no parlamento.

    ResponderEliminar
  5. Senhor Sissoco pensa que a Guiné Bissau é uma república dos macacos onde não há regras, fica bobinando de um lado ao outro com discursos sem lógica alguma. Mas deve saber que cada coisa tem o seu tempo. Um dia a justiça vai imperar na nossa terra.
    A Guiné-Bissau é um país que custou sangue de muitos dos seus bons filhos para que hoje é chamada uma república independente. Hoje aparecem pessoas que ao belo prazer e em procura de satisfazer os seus belos prazeres querem vender o país aos supostos líderes ambiciosos.
    Mas nunca isso vai acontecer.

    ResponderEliminar
  6. Sissoco ja foi receber bênção e instruções do outros presidentes cada vez que viajar trás nibos ditos é mesmo triste, ele nao tem noção de nada sao os amigos que estao instruir

    ResponderEliminar
  7. Não foram os guineenses que lhe deram esse poder todo e abuso?
    Agora aguentem com o "pequeno general".

    ResponderEliminar
  8. FADIGA NA MATA BOS... MINDJOR BO PRUPARA PARA VER O CISSOKO NO PALÁCIO NOS PRÓXIMOS 10 ANOS A SEGUIR VAMOS LÁ METER O BA DE POVO PARA VOS PROVAR QUE NADA PODEM DECIDIR NESTE PAÍS!!!

    ResponderEliminar