quarta-feira, 22 de abril de 2020

SISSOCO EMBALÓ AMEAÇA DISSOLVER O PARLAMENTO


O Presidente da Republica declarado vencedor da segunda volta das presidências pela CNE, Umaro Sissoco Embalo, ameaça dissolver Assembleia Nacional Popular «parlamento» caso haver o bloqueio no funcionamento do parlamento

Ameaça tornada publica, esta quarta-feira (22), em declarações aos jornalistas, depois da sua visita às instalações do Estado-maior das Forças Armadas, em Amura.

Embaló alerta na possível realização das eleições legislativas antecipada, porque, segundo ele, ninguém pode sequestrar o país e sustenta que já instrui o ministro das Finanças do governo de Nuno Nabiam para proceder a corte dos salários dos deputados assim que os representantes do povo bloqueiam o parlamento.

Embalo disse ter forma de tratar o Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Na mesma ocasião, Embalo anunciou que amanhã (23), através da videoconferência, vai participar na conferência dos chefes de Estados e de Governo da CEDEAO, onde deverá estar em cima da mesa a análise da situação da pandemia da Covid-19.

Confrontado sobre a ameaça no sucesso da campanha da comercialização da castanha de caju, Sissoco Embalo disse que o facto está na linha da sua preocupação e o seu executivo vai analisar com os parceiros e os bancos comercias para avançar com a sua comercialização.

“O governo vai tratar a forma de comprar e estocar a castanha para que não chega ao mesmo preço do petróleo”

A comercialização da castanha de caju deste ano está a enfrentar series ameaças devido a pandemia da covid-19, até então os produtores estão com a incerteza e em algumas zonas há denúncias de que comerciantes estão a aproveitar da crise sanitária mundial do novo coronavírus. 


Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

Rádio Sol Mansi

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Pretende dissolver a ANP, que a dissolva! Cairá a mascara de um “Golpe de Estado Militar de Novo tipo”, definitivamente.

      Chamado assim, porque, (1) foi executado, "manu militari", mas sem tiros e nem mortos por bala; (2) sem que nenhuma instituição do Estado tenha sido dissolvida. A engenhosidade do ato consistiu e ainda consiste em se ter conseguido, via aterrorização dos titulares de cargos de responsabilidade superior e intermediário (agora é a vez de aterrorização dos populares sob a cobertura das medidas de covid.19), o bloqueio de todas as Instituições de Estado e suas estruturas afins (salvo os da Defesa e Segurança) no nível dos mecanismos legais do seu funcionamento. Criando logo de seguida, mecanismos Ad-hoc’s ilegais paralelos do funcionamento.

      Nisso e toda a conta feita ficou faltando dois trunfos aos Golpistas. (1) A legitimidade política pelo STJ e pela ANP, e; (2) Reconhecimento político diplomático internacional.

      É a procura desesperada destas duas qualidades que, fiéis aos seus métodos seguidos até aqui, pretendem agora dar mais um passo de fuga à frente. “Allez” então! Vades lá! Assim as coisas acabarão por ser mais claras.

      A mascara cairá com a pretendida dissolução do Parlamento, que será ao mesmo tempo uma violação flagrante da Constituição, senão mesmo, e aí está ou estará o problema, a considerar como um ato da rotura constitucional e da ordem democrática, de facto, por via da força. "Allez", vades lá, eu muito gostaria que este Impostor e Usurpador do Poder do Nho-Maralens Sissoco e toda gente da sua corja assim façam.

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar
  2. sissoko ba merda bo, ANP kan legitima ninkin ki povo ka kudji na urna no nsta tudu atentu talvez es ta sedu bu fin també

    ResponderEliminar
  3. da pi pa covid19 cada dia bo na pidi simola pa komunidadi internacional djuda é nega ku fadin pa fasi eleison bai tisi kil cheque ki nunca i kana bin muntrus compulsivo forza bati parlamento asin no ta sibi kuma na bardadi abo i matchu

    ResponderEliminar
  4. kila ku PAIGC NMISTI PA ES BIAS MADENG15 KABA DJANAN KU PRS SI É TCHIGA 10 DEPUTADOS I NA SEDU UN KUSA GARANDI

    ResponderEliminar
  5. SISSOCO VAI DAR MEIA VOLTA E VÊ SE ESTAMOS PREOCUPADOS. SEU GADJOFU
    CARA SUMA UTRU KUSSA KU NKA PUDI TCHAMA SI NOME LI.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Podem falar toda a barbaridade que quiserem, assembleia sera dissolvida é uma das prerrogativa constitucionais que o presidente pode e vai fazer uso caso o pateta do Cipriano avança com a sua burrice de bloquear o parlamento.

    ResponderEliminar