Uma foto que mostra seis estudantes brancos colocando seus pés sobre um adolescente negro da mesma escola, no estado americano do Alabama, que aparece deitado no chão, está movimentando as redes sociais nos Estados Unidos. A publicação original da imagem continha ainda a frase: “Pegamos um”. Internautas chamam a atitude dos seis de racista.
De acordo com o diretor da Moody High School, Christopher Walters, os jovens contaram que a tiraram a foto como uma piada na última sexta-feira, quando a escola realizou um dia temático em que os alunos se vestiram como habitantes do Havaí, Nova Orleans, Dallas ou Hollywood.
"É repugnante, vergonhoso e perturbador ver essa foto e afirmar que não há nada de racista nisso! Por que tantas pessoas neste país têm tanto orgulho de sua ignorância e pensamento atrasado?", escreveu um usuário de redes sociais.
Walters disse ao site de notícias local "AL.com" que os estudantes "claramente tomaram decisões ruins" e que medidas disciplinares apropriadas seriam tomadas.
"O quadro é ofensivo e inaceitável, e não reflete os valores de nossa escola, de nossos alunos ou de nossa comunidade. Também não acredito que o quadro reflita os valores dos alunos envolvidos", afirmou o diretor em um comunicado.
Após o caso ter viralizado nas redes sociais, os estudantes envolvidos nas acusações de racismo pediram desculpas, informou a emissora "CBS 42".
Walters ressaltou que os seis alunos brancos são amigos do estudante negro e que outra foto tirada naquele mesmo dia mostra o grupo de pé sorrindo para a câmera.
"Eles realmente estavam zombando de pessoas racistas", disse a mãe de um dos adolescentes à "CBS 42". O filho dela admitiu que se pudesse voltar no tempo, não repetiria o ato.
O menino negro também deu entrevista à imprensa local e contou que não tinha pensado no quanto a foto seria polêmica.
"Estou pensando nisso agora, mas não pensei nisso quando tiramos as fotos pela primeira vez. Eu ainda gostaria de pedir desculpas novamente por qualquer pessoa que eu tenha ofendido", disse.
extra.globo.com
Sem comentários:
Enviar um comentário