terça-feira, 17 de abril de 2018

ONU felicita nomeação de Aristides Gomes para PM da Guiné-Bissau


O secretário-geral da ONU, António Guterres, felicitou hoje a nomeação de Aristides Gomes para primeiro-ministro da Guiné-Bissau, bem como a marcação de eleições legislativas para 18 de novembro.

"O anúncio constitui um mandato claro para avançar urgentemente com os preparativos para estas eleições", refere António Guterres, numa mensagem divulgada à imprensa pelas Nações Unidas, em Bissau.

António Guterres insta o Presidente guineense, José Mário Vaz, bem como os líderes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde e Partido de Renovação Social a "darem rapidamente os próximos passos cruciais, incluindo a formação do Governo" e a "implementação das demais disposições do Acordo de Conacri".

Na mensagem, António Guterres salienta que a nomeação de Aristides Gomes e a marcação de eleições legislativas ocorreram na sequência da cimeira extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que decorreu sábado no Togo e elogia o papel "desempenhado" pelo presidente da CEDEAO e chefe de Estado togolês, Faure Gnassingbé, e pelo mediador da organização para a crise guineense e Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé.

O secretário-geral da ONU "reafirma o compromisso de continuar a trabalhar" com as restantes organizações internacionais no "apoio aos esforços de construção e consolidação da paz na Guiné-Bissau".

O Presidente guineense, José Mário Vaz, nomeou segunda-feira Aristides Gomes primeiro-ministro da Guiné-Bissau e hoje o presidente do parlamento do país, Cipriano Cassamá, anunciou uma sessão extraordinário do hemiciclo do parlamento na quinta-feira para prolongar a atual legislatura, que termina a 23 de abril, e eleger a nova direção da Comissão Nacional de Eleições.

dn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário