Cerimónia da abertura oficial do mercado senegalês aos nossos produtos agrícolas.
Obrigado a população da região de Bafatá pela forma calorosa como me receberam mais uma vez, num grande ambiente de festa com tambores, nhanhero, don don, Kôra e uma grande moldura humana.
(...)
Uma importante cerimónia para os nossos agricultores, assistir a partida de 10 camiões carregados com 350 toneladas de batata-doce sendo o destino o Senegal. Este acto foi conseguido sob o alto patrocínio dos dois Presidentes, o Macky Sall e eu.
Este gesto, prova mais uma vez a boa relação existente entre os dois países e povos irmãos, permitiu concretizar esta operação de exportação da nossa batata-doce que vai ajudar as famílias camponesas
(...)
Temos de acreditar nas nossas capacidades de fazer mais e melhor, vamos acabar com "djito ka tem", porque para mim, só é pobre quem desistiu de lutar para vencer as vicissitudes da vida.
Em tempos, alguém disse-me que nós os guineenses somos um povo rico, porque a Guiné-Bissau é uma terra abençoada, temos terra arável, temos uma grande costa marítima e temos um povo que sonha ver o seu país melhor. Se é verdade que Deus deu-nos tudo isto, então, o momento é de unidade e de trabalho para sermos felizes como os outros povos.
(...)
A hora é de "Mon-na-Lama", e para tal devemos abandonar o conforto das nossas casas na cidade e em direção ao campo porque a terra esta disponível e pode dar-nos tudo o que precisamos para o sustento da nossa família.
Temos de acreditar nas nossas potencialidades, afinal temos produtos agrícolas de grande qualidade e que tem procura nos outros mercados. "quil ki di guiné tene balur".
(...)
Em relação ao ano em curso, é com orgulho que fazemos balanço positivo, no que diz respeito ao bem-estar da nossa população, sobretudo os nossos agricultores.
Pela primeira vez na história, conseguimos um bom preço da castanha de cajú, a produção do arroz em algumas regiões do país teve um bom resultado e estamos quase a terminar o ano com o escoamento da batata-doce para o Senegal.
Significa que, podemos fazer mais e melhor pelo nosso país.
(...)
Quero manifestar em nome da população da Guiné Bissau, a nossa profunda gratidão pelo gesto de amizade do Presidente Macky Sall.
(...)
A todas as instituições envolvidas nesta iniciativa e a todos os parceiros da Guiné-Bissau que nos têm acompanhado nesta caminhada, com vista a apoiar o nosso Estado nas políticas de redução da pobreza, e na promoção do bem-estar das nossas populações, o nosso muito obrigado.
Para os nossos produtores uma palavra de incentivo, estamos juntos e vamos continuar a trabalhar juntos para o sucesso na nossa agricultura.
Luther King
Sem comentários:
Enviar um comentário