ANG) – Os veteranos da luta de libertação nacional (VLLN), pediram quarta-feira a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO),para tornar pública a acta da reunião de Conacri.
O pedido vem expresso num comunicado à imprensa produzido na última reunião do Comité ordinário dos Veteranos de Luta de Libertação Nacional à que a ANG teve acesso.
Os veteranos justificam o pedido com a necessidade de dissipar as dúvidas que ainda persistem sobre o nome escolhido para liderar o governo de inclusão em Conacri.
No comunicado, os veteranos manifestaram a sua estranheza quanto a forma como ocorreu a cerimónia de investidura do novo Primeiro-ministro, marcada pela ausência de representantes de órgãos de soberania, casos da Assembleia Nacional Popular e do Supremo Tribunal de Justiça, e sem nenhum discurso.
Os veteranos pedem a Comunidade Internacional para continuar a testemunhar a evolução da situação em causa.
Há divergências entre os partidos que tomaram parte no encontro de Conacri promovido pela CEDEAO sobre o nome de consenso retido para posterior divulgação e nomeação em Bissau pelo Presidente da Republica, José Mário Vaz.
O PRS, maior partido da oposição tem defendido que nenhum nome fora retido em Conacri mas três formações políticas contrariam essa versão.
ANG/MSC/SG
Sem comentários:
Enviar um comentário