sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Um grupo de militantes do PAIGC residentes na Europa protestaram ontem, 24 de Setembro de 2020, na Suíça exigindo a substituição da CEDEAO na mediação da crise política na Guiné-Bissau....

Um grupo de militantes do PAIGC residentes na Europa protestaram ontem, 24 de Setembro de 2020, na Suíça exigindo a substituição da CEDEAO na mediação da crise política na Guiné-Bissau.

De recordar que PAIGC venceu as legislativas de março de 2019 sem maioria e fez um acordo de incidência parlamentar com a APU-PDGB, Partido da Nova Democracia e União para a Mudança, obtendo 54 dos 102 assentos no parlamento.

Logo no início da legislatura, o líder da APU-PDGB, Nuno Nabian, incompatibilizou-se com o PAIGC e aliou-se ao Madem-G15, segunda força política do país e ao PRS.

Apesar da nova aliança, quatro dos cinco deputados eleitos pela APU-PDGB mantiveram a sua lealdade ao acordo de incidência parlamentar assinado com o PAIGC.

A sessão plenária prossegue com a apresentação, discussão e votação do programa de Governo de Nuno Nabian.

O primeiro-ministro guineense, Nuno Nabian, foi nomeado para chefiar o Governo pelo Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, depois de ter demitido o Governo do PAIGC, chefiado por Aristides Gomes.

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau declarou Umaro Sissoco Embaló como vencedor das presidenciais, mas o resultado foi contestado pelo outro candidato, Domingos Simões Pereira, que considerou que houve irregularidades no processo e apresentou um recurso de contencioso eleitoral no Supremo Tribunal de Justiça, que até hoje não foi concluída.

Em fevereiro, Umaro Sissoco Embaló foi investido como Presidente da Guiné-Bissau, tendo sido reconhecido como chefe de Estado em abril, pela CEDEAO, bem como pelos restantes parceiros internacionais do país, incluindo União Europeia, União Africana, Nações Unidas e Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa.
















 Agência de Notícias da Guiné-Bissau

4 comentários:

  1. É assim mesmo. É o trabalho da oposição.

    ResponderEliminar
  2. Preguiçosos na Europa, alguns Sta na fundo de desemprego, alguns tá vive de ajuda de governo di pais kê na vive alguns bedjiça esperança kaba dja na Europa, alguns Kumadris, alguns kunpadris, alguns bocas di aluguel, alguns fidjirastus di dirigentes di PAIGC. Então Cabo fala comunidade Guineenses....

    ResponderEliminar
  3. Carnaval ou circo na Suiça. Ver a verdade não basta ter olhos saudáveis. A vossa presença não surte em nenhum efeito. Estão a perder o vosso precioso tempo. Agora falta ir também a sede das Nações Unidas em Nova Yorque. Nova yorque é bastante grande, tem espaço para vadios, subsidiado em desespero, funcionários fantasma, mãos mortas, perturbadores e anti-sociais.

    ResponderEliminar
  4. A ANG deve dixar de fazer Coppy collé, é ser mais profissionais qual contencioso não foi resolvido até hoje?

    Vergonha dos nossos jornalécos .

    ResponderEliminar