sexta-feira, 25 de setembro de 2020

ÚLTIMA HORA: ELEIÇÃO PROIBIDA NA SEDE DE FFGB

O Alto Comissariado Para Covid-19 na Guiné-Bissau proíbe a realização da Assembleia-geral eletiva da Federação de Futebol da Guiné-Bissau na sua sede sita no alto Bandim.

Segundo uma fonte de O Golo GB, o Alto Comissariado para Covid-19 no país, informou a institução federativa que o espaço previsto para a realização da eleição não respeita as exigências do decreto que regula o 'estado de calamidade' de 08 de setembro, nomeadamente, às regras de distanciamento social, de pelo menos, um metro de distância.

Através de uma correspondência, o Alto Comissariado para Covid-19, liderado pela Magda Robalo, exortou ainda, a instituição federativa do país, o cumprimento do decreto de estado de calamidade, no seu artigo nono (9º), que proíbe a reunião de mais de 25 pessoas.

Porém, O Golo GB soube que o Alto Comissariado para Covid-19, enviou uma correspondência, datada de 15 de setembro, que deu entrada na FFGB no dia 17 do mesmo mês, informando da falta de condições para realização das eleições para escolha do substituto de Manelinho. 

Apesar disso, a instituição gerente de futebol nacional insiste em realizar as eleições previstas para o dia 30 de setembro, na sua sede em Bissau. 

Na passada quarta-feira, dia 23 de setembro, o Secretário de Estado de Desporto, Florentino Dias, disse ter recebido garantias da Direção cessante e da comissão eleitoral que a sala escolhida para o evento, oferece condições para realização das eleições no próximo dia 30 deste mês.

Garantias, agora refutadas pela organização que monitoriza os assuntos da pandemia no país. Indicando que o salão não oferece condições para realização da reunião magna.

O ato eleitoral inicialmente, agendado para o passado dia 25 de junho, já havia sido adiado por motivo de falta de condições do mesmo espaço escolhido pela comissão eleitoral.

Recorde-se que a FIFA instou a FFGB a realização das eleições, até mais tardar, dia 30 deste mês, observando todas as condições que respeitem as medidas de prevenção à pandemia de novo coronavirus.

O Golo GB

2 comentários: