segunda-feira, 27 de julho de 2020

Sessao Extraordinária da Conferencia dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO - Por Videoconferência

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Sessao Extraordinária da Conferencia dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO - Por Videoconferência

-Excelência Senhor MAHAMADOU ISSOUFOU, Presidente da República do Níger e Presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO;

-Excelências Senhores Chefes de Estado, Caros Colegas;

-Distintos Convidados;

-Minhas Senhoras e Meus Senhores;

Em primeiro lugar quero saudar os meus pares membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental aqui presentes e dirigir uma saudação especial à Sua Excelência Mahamadou Issoufou, Presidente do Níger e Presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, pela realização desta Sessão Extraordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO.
Quero aproveitar esta ocasião, para em nome do povo da Guiné-Bissau e em meu nome pessoal, renovar os votos de pesar ao povo ivoirense, endereçando as nossas mais profundas e sentidas condolências à família do malogrado Amadou Gon Coulibaly, Primeiro-ministro da República de Cote d’Ivoire, ao Presidente Alassane Ouattara, ao Governo de Cote d’Ivoire.

Caros colegas,
Permitam-me, antes de mais, aproveitar esta oportunidade para enaltecer e agradecer ao Presidente em exercício da CEDEAO pelo empenho na resolução das crises sociopolíticas na nossa sub-região e em particular, no meu país a Guiné-Bissau e neste momento no Mali, este agradecimento é extensivo a todos os Chefes de Estado da nossa organização.
Em meu nome próprio e em nome do povo Guineense que passamos por uma fase de crises cíclicas a nossa total disponibilidade e solidariedade para com o povo Maliano.

Estamos atentos e a acompanhar a situação na República do Mali, é de realçar os notórios esforços na resolução da crise sociopolítica, através do envio de missões ministerial de alto nível, do enviado especial na pessoa o Ex-Presidente da Nigéria GOODLUCK Jonathan e por último uma missão Presidencial da CEDEAO.
É importante lembrar que, em respeito ao Protocolo da CEDEAO sobre a Democracia e a Boa Governação, a S. E. Senhor Mahamadou ISSOUFOU, Presidente da República do Níger e Presidente em Exercício da CEDEAO, enviou para o Mali uma Missão Ministerial de Bons-Ofícios, de 18 a 20 de junho em vista a encontrar uma solução airosa para a crise.
É nossa convicção de que estão a ser criadas condições para a resolução pacifica da crise maliana e consequente o restabelecimento da confiança entre os principais protagonistas.
No âmbito da prevenção de conflitos, despertar atenção dos estados membros da nossa comunidade sobre a importância de acompanhamento da evolução sociopolítica e de segurança nos países da sub-região, em particular na República da Guinée tendo em conta a crescente situação de tensão.
É verdade que a situação do Mali é complicada, mas temos outros problemas muito grave, sempre que há manifestações políticas de populares, há registo de vítimas mortais, por isso é importante sanear estas situações na República da Guinée.

Caros colegas Chefes de Estado,
Minhas Senhoras e Meus Senhores,
Não poderíamos terminar esta nossa intervenção, sem, no entanto, manifestar a nossa solidariedade ao Senhor Ibrahim Boubacar Keita, Presidente da República do Mali e ao povo maliano nesse momento difícil que o seu país enfrenta.
Devemos agir com respeito escrupuloso aos dispositivos da nossa Comunidade e às demais normas internacionais em matéria de restabelecimento da paz e segurança, sem perder de vista o imperativo moral de solidariedade necessária para a sobrevivência da nossa Comunidade como um todo e nesta perspetiva apoia o projecto da declaração que foi apresentada.
Acredito que, com união e determinação a nossa sub-região ira vencer todos os desafios.
Desejo um bom Tabaski à todos os meus irmãos e que Allah aceite as nossas orações e proteja os nossos povos.

Muito obrigado!

4 comentários:

  1. Extremely inspired! Everything is extremely open and clear illumination of issues. It contains really certainties. Your site is extremely important. Much obliged for sharing.
    Click
    here for
    more
    info

    ResponderEliminar
  2. This is such a great resource that you are providing and you give it away for free. I love seeing blog that understand the value of providing a quality resource for free
    Click
    here for
    more
    info

    ResponderEliminar
  3. This is such a great resource that you are providing and you give it away for free. I love seeing blog that understand the value of providing a quality stuff you pos
    Click
    here for
    more
    info

    ResponderEliminar