26 de julho de 2020

RÚSSIA: Cerca de 20 ativistas russos detidos em conferência sobre transparência

Cerca de duas dezenas de ativistas do movimento russo Democratas Unidos foram detidos hoje em Kazan, no Tartaristão, durante uma conferência da organização Transparência Internacional, disse aquele grupo político.


"AOMON (forças de segurança especiais russas) chegou às nossas instalações em Kazan, onde decorria uma conferência. Todos foram detidos, para verificar o seu envolvimento em atos terroristas", disse o movimento na sua página na rede social Facebook.

Segundo a coordenadora do movimento, Anastasia Bourakova, citada pela agência de notícias Interfaz, cerca de 20 pessoas foram detidas durante a conferência, dedicada ao tema das compras públicas municipais, organizada pela Transparência Internacional.

"Cerca de 15 minutos após o início da conferência (...), um grande número de polícias de choque usando máscaras e metralhadoras invadiu a sede e prendeu 17 pessoas", disse a ativista.

Segundo Bourakova, o palestrante, ativistas e coordenadores do movimento Democratas Unidos foram detidos e levados para uma esquadra local.

À noite, todos os ativistas do sexo masculino foram libertados, enquanto três mulheres permanecem detidas, incluindo a conferencista da Transparência Internacional Iékaterina Petrova.

Lançado em 2018, o movimento Democratas Unidos é uma associação de deputados municipais independentes que fazem campanha em defesa de pluralidade nas eleições na Rússia.

De acordo com o 'site' do movimento, estes ativistas ajudaram a eleger 139 deputados independentes em São Petersburgo, em setembro de 2019, planeando apresentar candidatos em quatro regiões da Rússia, nas eleições locais marcadas para setembro próximo.

Fonte: noticiasaominuto 

Sem comentários:

Enviar um comentário