21 de julho de 2020

Guiné-Bissau: Disputa de regulado em Galomaro Cossé

A disputa de poder tradicional entre dois protogonistas de regulado em Galomaro Cossé, região de Bafafá, leste da Guiné-Bissau suscitou a intervenção do Ministro de Administração Territorial e Poder Local.

Alfa Como Baldé e Mussa Baldé todos de família real foram convocados esta terça-feira em Bissau pelo Fernando Dias, titular de pasta de poder local, para uma negociação sobre a disputa de regulado entre os dois.

A fonte contactada pela Rádio Bantaba disse que mais de noventa e dois lideres locais de diferentes localidades de Cossé teriam dado posse ao Alfa Como Baldé. Por sua vez, Mussa Baldé que também achou ser sucessor legítimo reivindicou a posse de Como Baldé. Desde então, se instalou o desentendimento no regulado de Galomaro Cossé.

Perante isso, os dois protagonistas foram notificados pelo governador de Bafafá para responderem a convocação do Ministério da Administração Territorial e Poder Local, com finalidade, segundo a nossa fonte, para negociar e conceliar as partes em litígio.

De referir que a sucessão do poder em Galomaro Cossé faz-se por via democrática desde 1953, através da eleição que envolve todos os líderes tradicionais e anciões de todas as localidades daquele regulado.

Bissau, 21 de julho de 2020
Em atualização

Fonte: RadioBantaba

Sem comentários:

Enviar um comentário