domingo, 26 de julho de 2020

Covid-19: ALTA COMISSÁRIA AFIRMA QUE O NÚMERO DE RECUPERADOS DE CORONAVÍRUS SOBE PARA QUASE NOVECENTOS

A Alta Comissária  para o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na Guiné-Bissau, Magda Robalo, afirmou que o número de pessoas recuperadas (curadas) da infeção da Covid-19 subiu de 803 para 893 na última semana (até 24 de julho de 2020), e  assegurou que durante a semana finda registou-se 28 novos casos de infeção elevando o número acumulado de infetados para 1981 desde a declaração dos primeiros casos no país.

A antiga ministra da Saúde Pública que agora dirige o Alto Comissariado para a Covid-19, falava hoje aos jornalistas na apresentação dos dados epidemiológico sobre a doença. Acrescentou que das 1981 pessoas infetadas por Covid-19, registou-se 26 óbitos.

Magda Robalo explicou que o laboratório Jean Piaget analisou na última semana 860 amostras, das quais, 694 eram de pessoas que pretendem viajar para exterior e as restantes 166  do seguimento epidemiológico.

Assegurou que das 860 amostras, 28 deram positivas e estão sob investigação sanitária. Enfatizou que há seis óbitos por confirmar, se realmente foram vítimas de Covid-19.

Lembrou ainda que foram usados no total oito mil testes do qual apenas neste mês (julho) representa a metade (quatro mil), que segundo a sua explicação, deve-se ao requerimento feito pelos viajantes. 

Magda Robalo frisou que desde o anúncio da pandemia na Guiné-Bissau em março deste ano, a maior taxa da infeção foi registada no mês de maio em que se verificou maior número de casos positivos. Sublinhou que a infeção atingiu mais a camada jovem em particular a do sexo masculino que são os mais afetados pela Covid-19 e que na sua maioria são assintomáticos.

De recordar que na última atualização feita pelo Centro de Operações  de Emergências em Saúde (COES) no dia 18 deste mês, a Guiné-Bissau registou 1949 casos cumulados, dos quais, 803 são considerados recuperados, 26 óbitos e 1120 ativos.

Por: Epifânia Mendonça

Foto: E.M    

25/07/2020 / Jornal Odemocrata

Sem comentários:

Enviar um comentário