25 de maio de 2020

O Presidente da República deu até ao próximo dia 18 a solução da crise pós-eleitoral e formação do governo. Umaro Sissoco Embalo falava acompanhando com o Presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá. By: Mustafa Cassamá



Leia Também:

Guiné-Bissau: Presidente guineense pede entendimento entre partidos

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, instou hoje ao líder do parlamento, Cipriano Cassamá, para que encontre uma solução de Governo entre os partidos com assento parlamentar, até 18 junho, sob pena de dissolver o órgão.

Numa segunda ronda de auscultações dos seis partidos com assento parlamentar para a busca de consenso na formação do novo executivo, Sissoco Embaló disse aos jornalistas que não lhe restará outra saída que não seja a dissolução do parlamento.

A companhado pelo líder do parlamento com quem esteve reunido, na Presidência da República, Embaló deu as indicações a Cipriano Cassamá por perceber que persistem divergências entre os partidos sobre de que lado está a maioria parlamentar.

Nas audiências em separado com os partidos, mantiveram-se as divergências sobre a maioria parlamentar.

Como vencedor das eleições legislativas de março passado, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) afirma que detém a maioria no parlamento, fruto de um entendimento que firmou com a Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB).

Um outro bloco de três partidos também reclama que a maioria parlamentar está do seu lado. O bloco é constituído pelo Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15), Partido da Renovação Social (PRS) e APU-PDGB.

A APU-PDGB firmou um acordo de incidência parlamentar com o PAIGC logo a seguir às legislativas, mas mais tarde o seu líder, Nuno Nabian, atual primeiro-ministro, disse que o partido renunciou ao compromisso.

Nabian, cuja posição é contestada por grande maioria de membros da sua direção, celebrou um novo acordo de incidência parlamentar com o Madem G-15 e o PRS.

O Presidente guineense quer agora que o líder do parlamento convoque os seis partidos representados no órgão para "um diálogo franco, para acabar com o bloqueio e tirar o país da situação de crise em que se encontra".

Umaro Sissoco Embaló notou que, de ora em diante, suspendeu a sua militância no Madem G-15 e passou a ser Presidente de todos os guineenses, incluindo o antigo líder do país, José Mário Vaz ou o presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, com quem disputou a segunda volta das presidenciais em dezembro passado.

Embaló disse que não ficará bem que o parlamento seja dissolvido tendo Cipriano Cassamá como presidente, e que este não consiga encontrar entendimento entre os partidos aí representados.

"Se até dia 18 de junho não houver um entendimento vou tomar a minha decisão enquanto chefe de Estrado", declarou.

Sobre a data limite fixada pela Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) para a formação de um novo Governo, já ultrapassada em 22 de maio, Sissoco Embaló disse estar vinculado apenas ao calendário guineense.

"Só tenho compromisso com o povo guineense e com Deus", observou Embaló.

O presidente do parlamento guineense, Cipriano Cassamá agradeceu a confiança de Umaro Sissoco Embaló na sua pessoa e prometeu tudo fazer para encontrar uma solução entre os partidos.

12 comentários:

  1. UMARO SISSOCO EMBALÓ FASSI "CHECKMATE". I PASSA BATATA QUENTE AO CIPRIAS/FISSIRI-WALLÉ DI PAIGC. AGORA O PROBLEMA SERÁ ENTRE CIPRIANO CASSAMA E O PAIGC. DEPOIS, UMARSINHO SIMPLESMENTE NÃO ASSUMIRIA SOZINHO A RESPONSABILIDADE DE DERRUBAR O PARLAMENTO. CIPRIANO I MERDA BÔ, CREDO. MAH KUMA KU PECADUR TA BURRU SIM?!

    ResponderEliminar
  2. essa manobra dilatória que todos sabem, não vai surgir nenhum efeito autoproclamado presidente.

    ResponderEliminar
  3. Mas autor di e artigo na fala di crise pôs eleitoral. Ma se memória na falha pera n'djudau. Pabia governo formado, i apresenta si programa ku maioria di povo misti. Goci bu ta fala di crise pós eleitoral?? Na ku ma?
    Nhu manobreiro di Sissoco ku inventa es. Pa i torna so poder tanto presidencial suma executivo pa djintis ku merece i sibi organiza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas tenta suporta General USE pa 5 anos. PAIGC, ganha presidenciais na Conacri di Alpha Condé não na Guiné-Bissau, boh para teatro Guiné sai na boh mon.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse eu um dos jornalistas no local, ia fazer uma única pergunta ao Sr. Cipriano Cassamá na qualidade do Presidente da ANP. O que sabe ele dizer sobre quem tem, de facto, neste momento, a tão reclamada MAIORIA ABSOLUTA na casa que dirige? O grupo liderado pelo PAIGC, ou o liderado pelo Nuno Nabiam[?]?

      Pois aí está a chave da resolução do problema do ponto de vista do Estado de Direito Democrático. Que seja o prazo fixado, por quem quer que seja, no dia 18 de Junho deste ano ainda em curso, ou para o dia 18 de Junho de 2023, pouco antes do fim desta X Legislatura.

      Mas o mais interessante nisto tudo do dito à CEDEAO e o seu ECOMIB, é este seguinte aspeto. Essas duas entidades já devem arrumar as suas bagagens para saírem da Guiné-Bissau. Pois, estão definitivamente desacreditados e desautorizados na execução dos seus mandatos do mediador e tudo mais. Acabou, se tudo continuar assim, tal como agora desenhado pelo Nho-Maralens Sissoco. Outrossim, vamos ver se, de facto, tem meios, ele e seus apoiantes de dentro e fora, para pôr essas suas ambições na prática. A ver vamos.

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita
      PS.: Hipótese de trabalho. É muito provável que o Nho-Maralens Sissoco tenha combinado essa sua atual saída (inviável) com os seus padrinhos no seio da CEDEAO (sobretudo o Nho Macky Sall do Senegal). Os que não querem ver o nosso país sair definitivamente das suas crónicas situações de crise. Caso contrário, não tem cabimento nenhum.

      Pois, após todo o tido durante a semana passada, só pela via da corrupção ou violência (vias antidemocráticas), se pode ainda mudar a atual situação da relação da MAIORIA ABSOLUTA DE 53 Deputados em favor do grupo liderado pelo PAIGC na ANP. Agora, eu me pergunto, porque este novo prazo para mais palhaçada, sob o risco de humilhação direta da CEDEAO perante o mundo inteiro. Só para satisfazer a agenda do Nho Macky Sall? Absurdo. Do ponto de vista da Guiné-Bissau e da CEDEAO em geral, não tem sentido, nem cabimento nenhuns. Zero. Obrigado.

      Eliminar
    2. A.Keita o seu PAIGC é quem compete acreditar ou desacreditar a CEDEAO?
      A CEDEAO era credível quando os bandidos do Alpha Kondé,Kassi Brou e o Bless DIPLO conspiravam contra todo o povo guineense?
      A CEDEAO era credível quando impunha primeiro ministro e ordenava a demissão de um governo nomeado pelo presidente da república em 48h vocês aplaudiram?
      A CEDEAO era credivel quando indicou nome de Aristides Gomes para ser nomeado primeiro ministro?
      A CEDEAO era credível quando o Aristides Gomes e Juliano Fernandes encomendaram a morte de um manifestante pacífico?
      A CEDEAO era credível quando apoiou a realização das eleições quando todo o mundo reclamava de fraudes nos credenciamento eleitoral?

      ALGUIN PUDI CEDO TUDO MA ORA KU I TENE IDADE ADULTA I TA RANDJA RISPITO I PARA CONTA MINTIDAS INDA ORA KU I CEDO RELIGIOSO.

      POOOOOOOOXA PAH!

      CIPRIANO CASSAMA, AGORA VAMOS VER SE TEM OS DOIS CUCUS DI OBU, OU SIGUI ORDENS DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA OU SI FUGON KU SI RISPITO.

      Eliminar
  5. Os comentários furados de sociólogo que sabe defender só o PAIGC nas suas mentiras. Jamais será devolvido a governação ao PAIGC, porque o teatro de quarenta e sete anos de má governação acabou. Agora, mesmo o PAIGC tendo na ANP 102, não será devolvido a governação.
    Já basta mentiras, raptos e espancamento, burlas e nepotismo sempre eram lema do PAIGC.
    Os paigcistas não têm moral, são eles que lutaram dia e a noite para impedir que o General Umaro S. Embaló chegasse ao palácio da república. Hoje, estão a pedir lhe devolução do poder governativo.

    ResponderEliminar
  6. Minha gente (o Sr. Có e novato de hoje, Nú Matchu), podem dizer o que quiserem. O próprio Nho-Maralens Sissoco sabe muito bem que ele, pelo menos até à prova do contrário, ainda não é PR da Guiné-Bissau. Ele é o autoproclamado PR (por "n'possa'n-n'possa'u" com o Nuno Usurpador do Poder) das Trapas do Batalhão da Presidência do JOMAV e da CEDEAO na Guiné-Bisau, por enquanto. Ele bem sabe isso.

    Depois saibam uma coisa. Todo o mundo irá ver isso. A Guiné-Bissau de hoje tem muita gente determinada para lutar pelo Estado do Direito Democrático passando imperativamente pelo respeito irrestrito e aplicação escrupulosa do princípio do Império das nossas Leis da República. E luta pela convicção, com muita responsabilidade e com a cabeça em todo o primeiro lugar. Não com esse tipo dos "Hooligans" claqueiros de vir injuriar ao público sem mínimo do respeito por si mesmo e muito menos pelos outros.

    Vão aprender mais tarde o que disse o N'Dominique lá no Sul, na minha Tabanka. Kuma "movimentu ka nada, registência ki tudu". Nô kumsa na kumsa nan. Dianti ki kaminhu. Lutadur cada, pa causa di si barriga, nunka ka venci lutadur pa causa justa comum. "N'possa'n-n'possa'u", vocês vão ser derrotados, a não ser que venham ter o juízo (bom senso) e mudar a tempo.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
  7. Eu sei que, a minha alá nunca sairá derrotada, porque está com verdade. Pois, esse actual governo está a fazer algo nesse momento difícil de covid-19, que super governou legítimo de Aristides Gomes não era capaz de fazer.
    Essa coligação irá durar e fazer sucesso para o bem do povo guineense.
    O senhor A. Keita, o PAIGC é que não sabe assegurar as coligações, porque as que assinou, foram por água baixa.
    O senhor A. Keita, o General Umaro S. Embaló é e continuará a ser o teu presidente durante esses cinco anos, não seja que rasgue o teu bilhete, isto é mudar de nacionalidade.

    ResponderEliminar
  8. Só uma pergunta ao senhor adorador do mentiroso e ladrão DSP. A.Keita o USE para você não é presidente... Porque pedir a devolução do poder ao PAIGC? É só dizer o vosso mentiroso ladrão DSP para assumir as suas responsabilidade como vencedor das eleições. E para de fugir. Doentes que pena temos pessoas tão fanáticos assim...

    ResponderEliminar
  9. Eu disse e repito. O Nho-Maralens Sissoco sabe muito bem que ainda não é PR da Guiné-Bissau. Ele é o autoproclamado PR (por "n'possa'n-n'possa'u" com o Nuno Usurpador do Poder) das Trapas do Batalhão da Presidência do JOMAV e da CEDEAO na Guiné-Bisau. Ponto final.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar