25 de maio de 2020

MADEM-G15 após audiência com o Presidente da República Umaro Sissoco Embalo a procura de solução para formação do novo Governo. By: Mustafa Cassamá

5 comentários:

  1. Afinal, o problema dos Mademistas é o “Kuro”. Para oposição não querem ir. Fica claro nesta intervenção. Pois vê-se bem, com efeito, afinal, estavam ou ficaram todo o tempo com o rancor do APU-PDGB. Deste ter tido tantas pastas no Governo legal dirigido pelo Sr. Aristides Gomes. Facto que o Nuno Usurpador não reparou e nem está a reparar. Agora lá veio o Chefe Mademista dizer-lhe tudo na cara.

    Mas senão, de outro lado, mesmo que essa sua agora propalada e alegada coligação com o Prs’sistas e todo o APU-PDGB pudesse contar neste momento com o apoio dos 4 Deputados não seguidores da indisciplina estatutária do seu Líder Nuno, tudo se totalizaria apenas nos 53 assentos dos 102 na ANP. E, então, onde está a sua “maioria mais di ki suficiente” que não seria uma “maioria frágil” como o do PAIGC; que está propagar; uma capaz de fazer votar os ditos “diplomas de grandes reformas” que requereriam os votos de 2/3 dos Deputados?

    Mas para além disso, o Chefe Mademista ainda desvenda um outro elemento. Agora há dois prazos para a criação de um “novo governo” exigido no comunicado da CEDEAO. O prazo desta organização, fixado até a 22 de Maio de 2020, já expirado; e o prazo do Nho-Maralens Sissoco, agora fixado até 18; do qual mês e ano? Não disse. Talvez, é de Junho do corrente?

    Do resto, omitiu umas verdades. Diz que teve apoio dos JOMAV, CADOGO Jr. etc. na 2ª volta. Na base de um acordo assinado no Gabinete do Nho Macky Sall, no território senegalês. Faltou dizer, de que, a situação atual de o Nho-Maralens Sissoco de poder estar a roncar agora no Palácio se deveu ao apoio usufruído pelas Tropas do Batalhão da Presidência da República do JOMAV. As quais, usando-se “manu militari” (a lei da força das armas; com a ordem em “ultima ratio”, para além do JOMAV, de quem?; questão aberta) permitiram a instalação do gajo lá onde está agora, no Palácio da República.

    E ainda, que o Nho-Maralens Sissoco, para ser reconhecido nesta ilegalidade internacionalmente, foi é, com o apoio da Comissão da CEDEAO, via um Lobismo baseado na trapaçaria política no seio desta organização.

    Eis alguns elementos da análise rápida deste discurso do Nho Bakeku. Manifestação de uma orientação política e situação baseada nos princípios de trapaçaria política e da lei da força das armas. Que, assim sendo, nunca irá levar este nosso país do povo bom, a Guiné-Bissau, para o lado nenhum. Pois num Estado do Direito Democrático, deve governar é quem ganhou as Eleições segundo o seu Programa apresentado ao povo. Ponto final.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita.

    ResponderEliminar
  2. Super Bá di Povo, um grande Líder diferente di nho Onhinho boca gudo. PAIGC fala é fasi td és ku buna papia, di kuma elis nunca é cana bai sinta na mesma di negociações ku MADEM-G15. Nho A. Keita ku si análises falhadas General USE, ika Jomav. "Kuma sintado ka djunto ku djungutudo" A. Keita, para ku teatro mundo abri udju. Salam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Unknown, sff, tente pensar. Ponha também a sua cabeça a pensar. Deixe de andar só nos claques. "Líder Bonito"; "Líder feio", etc. Para isso ninguém precisa de pôr a cabeça trabalhar no sério. Por isso, pare com essa coisa de vígia dos seus pares comentadores. Isso já está doce. Jão não tem graça para ninguém e para nada. Obrigado.

      Eliminar
  3. Olhem ilustres comentadores, não tenham a pressa todos nós estamos desempregados por isso só nos resta a comentar os factos consumados. O emprego está a vista! Iremos sossegar! O PAIGC é o abismo desta nação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claque! O Sr. continua no claque. Oiça só, pronuncie esta frase para si em voz alta à frente de um espelho (se tem). "O PAIGC é o abismo desta nação!" OK, está bom. O que é que isso tem a ver com o dito pelo Chefe Mademista nesta sua intervenção e em relação ao problema da procura de solução para a criação de um "novo governo"? Porque, é a razão desta mais uma auscultação de hoje. "O emprego está a vista! Iremos sossegar! O PAIGC é o abismo desta nação!". Onde está o sentido de tudo isso em relação ao assunto em debate, partindo desta dita intervenção? Resposta. Não tem sentido. Porque sendo do estilo claque, claque, claque. Zero! Mude! Obrigado.

      Eliminar