sexta-feira, 17 de abril de 2020

Eng° Nuno Gomes Nabiam, Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau.

O primeiro ministro da Guiné-Bissau - Eng. Nuno G. Nabiam

Presidi hoje mais uma reunião semanal da Comissão Interministerial de Combate ao Coronavírus, de acompanhamento epidemiológico e seguimento das Equipas de Respostas Rápidas (ERR) do SAB e Regiões.

Tenho estado permanentemente a trabalhar, a dirigir e coordenar todos os esforços para lidar com a pandemia.

Fui informado detalhadamente dos trabalhos no terreno a nível das sub-comissões técnica e de Estado Epidemiológico. O ponto de situação evidenciou os progresso em matéria de redução de contágio no SAB, e neste momento as preocupações das autoridades sanitárias estão concentradas no Sector de Canchungo que já registou 10 casos confirmados.

Em face do recuo de infeção de novos casos em Bissau, não podia deixar de dar os meus parabéns aos membros da Comissão Interministerial, Médicos e Paramédicos e extensivo a nossa população pelo brilhante empenho no combate a Covid-19.

Abordando a questão das ajudas que temos recebido de todos os quadrantes, comecei por agradecer a todas autoridades religiosas que se comprometeram com o Estado e as populações na luta contra a pandemia de Covid-19, saúdo os apoios e a generosidade de diversas comunidades estrangeiras que vivem e trabalham no nosso país.

Da comunidade Indiana recebemos para oferecer a nossa população, 2.500 sacos de arroz, 500 sacos de açúcar, 500 caixas de sabão, 500 caixas de óleo alimentar.

Fiz questão de discriminar o teor dessas ajudar por uma simples razão : são gestos de compaixão e amor ao nosso povo nesse momento de sofrimento intenso, que eu enquanto chefe de Governo não podia deixar de destacar.

Também quero saudar o contributo e a iniciativa de centenas de empresas privadas,associações,intituições públicas, cidadãos, grupo de moradores, Organizações Não Governamentais,diversas individualidades, que de forma abnegada e responsável estão a contribuir com meios e materiais nessa campanha para derrotar a Covid-19.

Eu e o meu Ministro das Finanças, estamos a envidar todos os esforços para conseguirmos o maior número de apoios junto das entidades financeiras internacionais.

Já temos a confirmação de 15 milhões de dólares do Banco Islâmico de Desenvolvimento,Banco Mundial já tem disponível 3 milhões de dólares, podendo reafetar mais, outras formas e fontes de financiamento estão a ser estudadas.

Uma outra oferta que nos chegou, um gesto distinto e que também quero partilhar convosco, é a do Presidente do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD) que a titulo pessoal ofereceu 5 milhões de FCFA ao povo Guineense.

Da China chega dia 18 de abril um primeiro carregamento de materiais diversos para fins hospitalar, devendo o segundo barco chegar no dia 21 do corrente.

Abordando a questão do acompanhamento de doentes infectados, cidadãos vulneráveis, famílias em dificuldades no contexto da Covid-19, instrui a Comissão Interministerial a proceder ao lançamento das operações de ajuda alimentar de urgência.

Quero assegurar que os benefícios cheguem atempadamente àqueles que mais necessitam de forma organizada e estruturada na base dos planos de distribuição.

Também instrui que todas as ajudas fossem concentradas num único lugar, devendo a sua gestão rigorosa e criteriosa ser confiado a alguém fora da esfera governamental de reconhecida idoneidade e competência.

Assumir os destinos da governação à pouco tempo e gerir os efeitos de uma pandemia com esta dimensão, é um desafio enorme e ao mesmo tempo uma área muito inclinado à politização, coisa que todos devemos evitar. Devemos cerrar fileiras no combate a Covid-19.

Um bem haja à todos e juntos vamos vencer

Eng° Nuno Gomes Nabiam, Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau.


14 comentários:

  1. A serio eu tenho sensacao que Guine-Bissau nao tem nenhum caso covid19 ate agora nenhum por 3 curados estranho para um pais que nao tem condicoes para salvar um gato quanto mais vida com covid19

    ResponderEliminar
  2. É a mais pura verdade não existe casos de infeção mas sim mais uma formado governo iligitimo de roubar dinheiro é triste e lamentável

    ResponderEliminar
  3. Com que legalidade ele está nesta função???
    As funções de governação são atribuídas pelo povo. E o povo guineense nem sabe por que é ele o primeiro ministro.

    ResponderEliminar
  4. Receber ajuda da China em troca com quê a nossa floresta o nosso mar esta pergunta é para Nuno nabiam

    ResponderEliminar
  5. Mas as autoridades Guineense deve trabalhar com factos reais para informar e formação dos cidadãos, nunca alimentar ou utilizar Fake News para tentar tirar detrminados interesses,estou a referir a notícia falsa de Rússia sobre Leões nas ruas para manter cidadãos em casa, e o caso da utilização da Mãe figura pública Charbel Pinto utilizando mirte desta senhora infelizmente para sensibilizar cidadãos, é grave num membro do governo num país sério utilizar estas estratégia.

    ResponderEliminar
  6. O papagaio também fala e não sabe o que está dizendo e nós aplaudindo.acordai-vos o povo humilde da Guiné Bissau e se defendam contra a injustiça e a fome

    ResponderEliminar
  7. Deixem de criar as intrigas nao é a hora de politica irmáos sejamos realistas temos uma guerra invisible contra o indimigo que nao conhecemos, we most be focus in covid19 my God bless all African countries.

    ResponderEliminar
  8. Guiné Bissau é um país falhado, com filhos falhados, com políticos falhados, com partidos falhados, não a nada que certo naquele país, triste realidade.......

    ResponderEliminar
  9. Porque é que vocês Dsp não ficam com boca calado deixam eles mandaram até fim do mandato deles para verem o que de mal eles fizeram, porque nos últimos 40 anos so vocês que governar na Guiné fizeram so porcarias na terra...

    ResponderEliminar
  10. NUNO VOCÊ NÃO É PRIMEIRO MINISTRO LEGÍTIMO OK! TENHA VERGONHA NA CARA E DEMITE SE POR FAVOR AS PESSOAS ESTÃO FARTAS DAS VOSSAS POUCA VERGONHA. ABUTRES SEM ESCRÚPULOS.

    ResponderEliminar
  11. Podem sofrer esta situasao já era. Para que serve tal oferta dada pelos vossos liferes inclusive o musico. Só quem não tem um raciocinio bom pode acreditar que não a o vírus na Guinê. Sobre o tal dinhero o governo almeja e desidio bloquiar a sua propria economia a espera de que tipo d dinheiro que vai ultrapassar a reseita interna ou seja voces não sabem come que o governo pode conseguir o dinheiro nos organismos internacionais. Bo bata kastiga bo menti bo para pensa na kusas mediucri.

    ResponderEliminar
  12. Você não precisa de outras previsões para esportes, deve aprender a prever tudo sozinho. Este recurso https://777score.com.br/ pode ajudá-lo com isso: há estatísticas detalhadas e resultados de correspondência com os quais você pode aprender a fazer tudo sozinho.

    ResponderEliminar