terça-feira, 31 de março de 2020

MINISTRO DE COMÉRCIO PROMETE MEDIDAS DURAS CONTRA QUEM VIOLAR ESTADO DE EMERGÊNCIA

O ministro de Comércio, Artur Sanhá, prometeu tomar medidas duras contra quem violar “o estado de emergência” declarado pelo Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló, e comercializar a castanha de caju sem alvará ou vender aos produtores arroz impróprio para o consumo humano.

A posição de Artur Sanhá foi tornada pública esta segunda-feira, 30 de março de 2020, depois da reunião mantida com as diferentes associações que intervêm na fileira de cajú. Para fazer valer a sua medida, anunciou que solicitará ao Ministério do Interior para disponibilizar homens que farão acompanhamento dos trabalhos dos delegados do Ministério do Comércio no terreno e ameaçou prender quem resistir ou violar as ordens do governo, mesmo que a sua decisão venha efetivar-se depois na sua demissão.

Artur Sanhá informou, no encontro com a imprensa, que o governo não anunciou até agora a data para o início oficial da campanha de comercialização da castanha de cajú, nem fixou o preço indicativo do produto, porque está a ponderar devido ao novo Coronavírus (Covid-19) que assola o mundo desde dezembro de 2019, mas prometeu que medidas estão a ser tomadas para que a presente campanha de comercialização do produto da maior exportação do país não se comprometa.

O governante apelou aos guineenses a cumprirem rigorosamente o decreto presidencial que fixa “o Estão de emergência”, na sequência de Covid-19, e denunciar eventuais infratores, tendo lembrado que a doença (a pandemia) é capaz de matar muitas pessoas em apenas 24 horas. Artur Sanhá defendeu por isso que a campanha de cajú  não seja forçada e que as pessoas respeitem as medidas preventivas e de combate ao Covid-19 que o executivo está a tomar.

Sobre as medidas que o governo tomará para compensar eventuais prejuízos aos produtores, Sanhá confessou que o executivo não está em condições de compensar eventuais prejuízos nem comprar a castanha aos produtores.

Em relação à especulação de preços dos produtos da primeira necessidade na sequência do novo Coronavírus, Artur Sanhá pediu às Associações de Comerciantes, de importadores, de grossistas e à dos retalhistas no sentido de colaborarem na agilização das medidas do executivo.

“Não temos dúvidas que estamos perante uma guerra fria para desacreditar o governo e colocá-lo em choque contra o povo. Esta é a nossa quarta reunião e seria bom que todo mundo soubesse que o que estamos a praticar vai contra a nossa própria pessoa”, aconselhou.

Na sequência das sucessivas reuniões, Artur Sanhá informou que manteve encontros com os importadores de arroz, açúcar, de farinha, Associação de panificadores e os importadores de medicamentos para poder ter um inventário da capacidade de stock e garantiu que, na sequência dos resultados fornecidos pelas organizações ligados ao comércio, o governo trabalhará para minimizar as consequências do novo Coronavírus-Covid-19.

Por: Filomeno Sambú

Foto: F.S   

Mauricio Mane 
odemocratagb.com
   

Sem comentários:

Enviar um comentário