sábado, 28 de março de 2020

‘Encalhados no mar’: Há 10 cruzeiros com 10 mil passageiros às voltas sem ter onde atracar

Pelo menos 10 navios a circular ao redor do mundo – e a transportar quase 10 mil passageiros – estão presos no mar depois de terem sido afastados de seus portos de destino face à pandemia da Covid-19, sendo que, em alguns casos, os navios já estão a enfrentar situações médicas desesperadas, segundo apurou o The Guardian.

Entre os mais desesperados está um cruzeiro que tem centenas de passageiros americanos, canadianos, australianos e britânicos e que está na costa do Equador à espera de permissão para atracar na Flórida.

Mas o navio Holland America Zaandam não está melhor já que ficou preso depois de o Chile ter recusado que o navio atracasse no seu destino original, San Antonio, a 21 de março. A bordo, deverá ter 140 casos de doenças respiratórias, com alguns passageiros a precisar de apoio respiratório.

O navio está a subir a costa da América do Sul, na esperança de atravessar o Canal do Panamá e atracar na Flórida. Mas o porto de Flórida, onde muitos dos passageiros planeavam desembarcar na etapa final do cruzeiro, não confirmou se o navio pode proceder ao desembarcar dos passageiros.

A par do Zaandam estão pelo menos dois outros navios que ainda transportam passageiros no mar e relatam surtos de doenças respiratórias semelhantes ao coronavírus a bordo

Contudo, também há navios que estão a ser impedidos de atracar e descarregar os seus passageiros, mesmo sem nenhum sinal de doença.

A publicação dá ainda nota de cenas dramáticas nos cruzeiros atingidos pelo coronavírus, como o Grand Princess, na Califórnia, e o Diamond Princess, no Japão, sendo que ambos se tornaram focos da pandemia. E o facto de existirem ainda tantos navios à deriva evidencia bem como os cruzeiros se tornaram uma espécie de “amaldiçoados dos mares, com as cidades a serem, cada vez mais, cautelosas e a questionar se serão o próximo lar de um navio potencialmente infetado.

executivedigest.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário