26 de março de 2020

Covid-19: Senegal tem mais de uma centena de casos

Policia numa feira em Dacar, no Senegal. 24 de Março de 2020. AFP - SEYLLOU
Texto por: Cândido Camará

A pandemia do novo coronavírus representa 105 casos no Senegal, de acordo com o ministério de Saúde. Nove já estão curados e 96 encontram-se em tratamento. Até agora não há vítimas mortais.

O novo tipo de coronavírus está a ganhar terreno no Senegal a cada dia que passa. Tendo em conta a propagação, o Presidente senegalês, Macky Sall, decretou, esta semana, o estado de emergência e o recolher obrigatório entre as 20:00 e as 06:00 em todo o território nacional. As mesquitas, igrejas e os lugares de culto foram todos encerrados.

Os mercados e supermercados funcionam a meio gás. Poucas viaturas circulam na capital senegalesa, onde não há engarrafamentos. As ruas de Dacar tornaram-se num deserto. O aeroporto internacional de Dacar está paralisado sem voos internacionais.

As fronteiras dos países vizinhos, nomeadamente da Guiné-Bissau, Gâmbia e Mauritânia estão encerradas.

Todavia, o Presidente fez um apelo de tomada de consciência nacional sobre a gravidade da situação.

Na segunda-feira, Macky Sall afirmou, em declarações ao canal de televisão estatal, que não pretende prejudicar a economia, pelo que alocou uma ajuda financeira de cerca de 75 milhões de euros (50 mil milhões de francos CFA], aliada a medidas tributárias específicas. “Digo-vos, com solenidade, que a hora é grave. A velocidade de propagação desta doença obriga-nos a ter um nível de resposta adequado, caso contrário corremos o risco de uma calamidade pública”, disse.

Para além da verba destinada ao apoio à economia, o presidente do Senegal revelou que irá disponibilizar cerca de 150 milhões de euros [100 mil milhões de francos CFA] para o combate ao novo tipo de coronavirus.

RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário