domingo, 29 de março de 2020

Guiné-Bissau: Cadí Seidi - O meu ponto de vista (não estou a criticar e nem a dar lições):

Por Cadí Seidi

1- sobre colocação de tendas de triagem na entrada do HNSM:

- Se estivesse-mos num país como EUA, Holanda, Portugal, etc. Podia ser normal, porque eles têm vários hospitais de atendimentos terciários e por especialidades, o que infelizmente não é o nosso caso;

- Naquela entrada principal, situa-se a única urgência para medicina interna, ortotraumatologia e cirurgia, também lá em cima, se encontram a sala de internamento e o bloco operatório de ortotraumatologia e serviços de caumatologia ou queimado;

- Os pacientes por outras patologias vão continuar a dar entrada naquelas urgências;

- Está-se à finalizar o futuro serviço de atendimento de Coronavirus, que se encontra quase no fundo do recinto hospitalar;

- Não seria melhor, colocar essas tendas nas proximidades do centro de atendimento do Coronavirus?

-Não seria mais facil abrir um portão de entrada na parte do Mavegro ou do ceminterio para facilitar o acesso, reduzir a trajetória e possibilidades de contaminação dos pacientes no estado de imunodeficiência transitória, tal como pacientes de ortotraumatologia e de queimados?

2- Se fosse eu a dicidir, onde ficaria o centro de acolhimento do Coronavirus, teria 2 opções:

A) - tirar os pacientes do hospital Raoul Floreau para tal serviço previsto para Coronavirus e utilizar todo esse hospital para efeito;

B) - Solicitaria a Clínica Madrugada a sua benevolência, por ser um dos melhores eqipado e com um vasto espaço no campo de futebol, que poderia servir de local de colocação de várias tendas inclusive de triagens, testes, de quarentena, etc.

3 - Pelos vistos não temos ventiladores mecânicos suficientes. Com o anuncio dos montantes em dólares, podia-se comprar pelo menos, 100 ventiladores com seus acessórios e dependendo de tipos, podia- se já reservar 200 botijas de oxigênio no mínimo, para eventuais necessidades;

4 - Prever também desfibriladores;

5 - Ter já os médicos e enfermeiros treinados na assistência cardiorrespiratória e reanimação ;

6 - Ter combustível e geradores prontos em caso de corte electrónico;

7 - Ter sisternas de reservatório de água;

8 - Alimentos para técnicos e pacientes;

9 - Ambulâncias reparadas, com óleo e combustível, rádio de comunicação e sirena funcional;

10 - Computador para regicasoregistoss;

11 - Não vi nada sobre tratamentos dos cadáveres ( que Deus não permita, mas pode acontecer se aparecer doentes graves);

12 - Ter um guião de todas às necessidades, do disponível quantificado e qualificado e do que falta.

Bissau, 29 de Março de 2020
Dra. Cadi Seidi
Cidadã atenta e defensora de causa social.

4 comentários:

  1. Bravooooo é isso, bem esplanado, si estamos na bancada o jogo é fácil, mas pergunto o quê de história da morte dos abutres (djugodes) na leste?

    ResponderEliminar
  2. Pata ti patata, Cadi Seidi seria melhor ficar de boca fechada do que dizer merdas,solicita clinica madrugada e Raul flaureau e os doentes que aí se ENCONTRAM? OU porque o CORONAVIRUS chegou todos os doente com outras patologias serão descartado? Porque não dispensar a sede do partido PAIGC para acolhimento dos doentes? Porque não utilizar a escola Nacional de saúde que comporta edifícios bem estruturado que pode servir como hospital de emergência?
    Porque não utilizar a CENFA que também tem uma boa estrutura para o efeito? Porque não utilizar o centro de formação de policias dito em João Landim que poderá ser um dentro para todos os doentes da zona norte (Bula,cantchungo, são domingos etc).
    Cadi seidi, se quiseres ser protagonista de alguma coisa que seja puramente professional porque desde que começaste a querer aparecer não vimos um parecer médico tudo o que ouvimos ou vimos de te são somente blábláblá.
    Por favor seja uma vez útil e mostra aos guineenses que aprendeu algo enquanto médica que diz ser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela como qualquer um de nós tem direito de opinião e foi o que fez! Mal ou bem depende de quem está a testa fo pelouro? Para qué insultar uma Senhora só porque é mmedica e quis ajudar?
      Neste momento delicado todos são úteis e necesssrios. Todos são precisos e validos.
      Há paises em que todos os medicos e enfermeiros, reformados e na reserva estão a ser recrutados e porque não na GUINÉ BISSAU onde faltam?

      Eliminar
  3. Cadi Seidi, a senhora era ministra de saúde, todas essas condições que você está querendo que o actual governo faça, devia fazer isso quando tutelava a pasta de saúde.

    Não é hoje que os guineenses estão a precisar de hospitais de grande referências como os de EUA.

    No momento em que a senhora era ministra de saúde devia exigir ao seu primeiro ministro furtador DSP que resolva tudo isso. Portanto, é fácil tirar os erros dos adversários na bancada, do que quando está no campo para jogar. Hoje, a senhora é uma grande patriota está apresentar condições que sabe apriori o governo não vai conseguir resolver, porque roubaram todo o dinheiro no cofre do estado guineense.
    Por favor, senhora Cadi Seidi tenha vergonha na cara!

    Ah Deus! Kadera kinti cu PAIGC i cu juízes conselheiros di STJ guineense.

    ResponderEliminar