quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Telecomunicações - ARN celebra 20º aniversário com assinatura de acordo com Associação de Consumidores

Bissau, 21 Ago 19(ANG) – A Autoridade Reguladora Nacional de Telecomunicações(ARN), celebrou terça-feira os seus 20 anos de fundação com a assinatura de um acordo com a Associação de Consumidores, Serviços e Bens(Acobes).

Sede da ARN em Bissau
O referido acordo visa facultar aos consumidores dos serviços de telecomunicação uma Guia contendo informações que lhes permitem fazer valer os seus direitos, resolução de eventuais problemas com o seu operador ou prestador de serviços, assim como agir em caso de conflito, entre outros.

Na sua alocução no acto, o Presidente do Conselho de Administração da ARN, Gibril Mané disse que na verdade todos são  consumidores, independentemente de serem funcionários e técnicos daquela instituição.

Mané reconheceu   que uma boa parte da população guineense ainda sente  insatisfeita com os serviços que são fornecidos.

“No mundo em que encontramos, com a revolução das tecnologias de informação e com aquilo que são as virtudes de cada um, há uma insatisfação enorme neste sentido porque, de facto, os serviços que estamos a receber da parte dos operadores não são das melhores”, explicou.

Essas dificuldades, de acordo com Gibril Mané essas operadoras se deparam com grandes dificuldades relacionadas a falta de infra-estruturas  para compensar as exigências dos consumidores.

 A título de exemplo, indicou que  as tecnologias de 3 e 4G , ou seja o nível de revolução tecnológica que o país devia ter é muito baixo.

“Isso tem a ver com as carências das infra-estruturas sobretudo da banda larga. Por isso entendemos que o nível de insatisfação é muito alto,  contudo, estamos, dia-a-dia, a combater essa situação conjuntamente com as operadoras,  no sentido de exigi-los a prestar um serviço de qualidade, com preço acessível e uma cobertura ao nível nacional , e que pode arcar toda o restante sector em prol do desenvolvimento do país”, frisou.

Por sua vez, o Presidente da Acobes, Fodé Caramba Sanhá disse  que  a inovação das tecnologias de informação e comunicação interessa muito aos consumidores tendo em conta o desafio, a dinâmica e o processo de desenvolvimento.

“Hoje é um marco importante e que sempre prescreverá na história da ARN e da Acobes, no âmbito da promoção daquilo que é essencial na defesa dos direitos dos cidadãos e dos consumidores em particular”, salientou.

Referindo ao acordo, aquele responsável sublinhou que é uma etapa  fundamental no relacionamento entre as duas entidades,  para a conjugação de sinergias com a finalidade de imprimir mais eficácia e qualidade na prestação de serviços públicos. 

ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário