31 de julho de 2019

DÉFICE DE VITAMINA B12 - Na ponta da língua. Os sinais ocultos que indicam défice de vitamina B12

Os sintomas de carência de vitamina B12 podem ser bastante vagos e difíceis de identificar. Eis ao que deve estar atento.


A vitamina B12 é uma substância essencial para o funcionamento adequado do organismo – e que infelizmente este não consegue produzir por si.

Adicionalmente, esta vitamina desempenha um papel de extrema importância no corpo humano, incluindo a operação normal das células nervosas. É ainda necessária para a formação dos glóbulos vermelhos e para a síntese do ADN.

Os indivíduos que optam por seguir um regime alimentar vegan ou vegetariano encontram-se em maior risco de apresentar um défice de vitamina B12, já que esta encontra-se sobretudo em alimentos de origem animal.

Aqueles que têm falta deste nutriente podem ser afetados por condições tanto físicas como mentais.

Sendo que por vezes, os sintomas podem ser tão vagos que se tornam difíceis de identificar.

O médico britânico Luke Hughes, co- fundador e diretor do OriGym, partilhou com a publicação Daily Star Online os sintomas aos quais deve ter estar atento.

Sinais de défice de vitamina B12:

  • Perda de apetite;
  • Pele de aspeto pálido;
  • Perda de visão;
  • Palpitações no coração;
  • Falta de ar e perda de fôlego;
  • Prisão de ventre ou diarreia;
  • Perda de memória;
  • Depressão.

Todavia, e de acordo com Luke, um dos sintomas mais peculiares refere-se à aparência da língua – que se torna mais lisa e esbranquiçada.

O especialista acrescenta: “Para tratar o défice desta vitamina, deve procurar sempre o aconselhamento de um médico, já que esta carência pode provocar também anemia perniciosa”.

Luke refere ainda que o tratamento para a falta de vitamina B12 é feito com a toma de suplementos ou com injeções regulares. Sendo que a alimentação também tem um papel decisivo para atenuar este défice.

Para adquirir mais vitamina B12 através do consumo de produtos de origem animal, Luke recomenda o consumo destes alimentos:

- Ovos;

- Laticinios (queijo, iogurte e leite);

- Peixe (atum, sardinhas, salmão e truta);

- Frango;

- Carne (fígado e rins sobretudo).

Para aqueles que seguem uma dieta vegan ou vegetariana, o médico recomenda que ingira mais vitamina B12 através de cereais de pequeno-almoço fortificados, aveia e bebidas vegetais de amêndoa, soja e arroz.

NAOM

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