2 de janeiro de 2019

SINDICATOS DE EDUCAÇÃO VÃO PARALISAR O SECTOR NO PRÓXIMO DIA 7


O presidente de comissão negocial de greve dos sindicatos de professores anunciou para o próximo dia 7 de Janeiro uma nova paralisação do sector de ensino durante um mês.

Bunghoma Duarte que falava a imprensa esta quarta-feira (2 de Janeiro) diz que decidiram paralisar de novo o sector de ensino por falta da vontade política do governo.

“ Já entregamos um novo pré-aviso de greve que se inicia a partir da próxima segunda-feira e dura um mês, isto é até final de Janeiro. A nova paralisação do sector vem na sequência da falta de vontade política do governo. Entregamos uma contraproposta ao ministério de educação, mas o ministro diz que já assinou o memorando a frente do presidente da Republica e não vai voltar assinar nada, razão pela qual achamos que cada um tem que manter na sua posição”, explica Bunghoma Duarte.

O sindicalista sublinhou por outro lado que o início das aulas anunciado pelo governo já para amanhã, não terá sucesso porque maioria das escolas não estão em condições aceitáveis para início das aulas. “Tudo isso é política, mas o sector de educação não é lugar para fazer a política”, tendo adiantado que não assinaram o memorando de entendimento com o governo no passado mês de Dezembro porque “ isso não é memorando de entendimento mas sim um panfleto. Num total de 17 pontos, o governo quer cumprir somente um, que determina a modalidade do pagamento a efectuar com os professores”.

Entretanto, anunciou que não querem negociar nenhum ponto constante no memorando, mas sim pagamento de todas as dívidas

De referir que no passado mês de dezembro, os sindicatos em causa recusaram assinar o memorando de entendido com o governo alegando que o mesmo foi modificado pelo ministro da educação.

Por: Nautaran Marcos Có

radiosolmansi.net

Sem comentários:

Enviar um comentário