quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

SECRETARIA DE AMBIENTE NEGA RESPONSABILIDADE NA ENTRADA DE SACOS DE PLÁSTICOS


Inspector-Geral do Ambiente da Guiné-Bissau declarou, hoje (03 de Janeiro), que não é da competência da Secretaria de Estado do Ambiente a proibição da entrada dos sacos plásticos não biodegradáveis no território nacional.

Em entrevista à Radio Sol Mansi (RSM), Guilherme da Costa assegurou que existem entidades responsáveis para fiscalização da entrada e saída das mercadorias e portanto “eles são os responsáveis para impedir a sua entrada no território nacional”.

“Infelizmente não é da competência da secretaria de Estado de Ambiente, jogar o papel da outra instituição. Há entidade com a responsabilidade de fiscalizar as fronteiras, refiro neste caso o ministério do Interior através da Guarda Nacional e o ministério das Finanças através das Alfândegas, são eles que competem velar a entrada dos sacos plásticos nos mercados nacionais e todos eles já enviamos a correspondência de que é proibida a entrada dos sacos plásticos não biodegradáveis no país”  

O inspector-geral anunciou na mesma entrevista à RSM que “neste momento, está em análise a nova forma de intervenção que brevemente vai ser executado pela secretaria de Estado do Ambiente.

“A continuidade dos sacos plásticos não biodegradáveis tem a ver com a desobediência por parte dos comerciantes, alguns dizem que a lei não vai se concretizar e nós (Secretaria de Estado do Ambiente) estamos conscientes do que está a acontecer e vamos tomar medidas para por cobro a esta situação”.

Guilherme da Costa apelou aos comerciantes no sentido de cumprirem com a decisão do governo, evitando as importações dos sacos plásticos não autorizado no país porque “medidas drásticas vão ser adoptadas”.

Entre os meses de Julho a Setembro do ano passado, a secretaria do Estado do Ambiente realizou campanha de sensibilização sobre a utilização dos sacos plásticos não biodegradáveis nos mercados do país.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá

radiosolmansi.net

Sem comentários:

Enviar um comentário