13 de janeiro de 2019

JOSÉ MÁRIO VAZ: “2019 SERÁ ANO QUE VAMOS APOIAR CAMPONESES PARA ERRADICAR A FOME ”

O Chefe de Estado da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, anunciou este sábado, 12 de janeiro de 2019, que 2019 será o ano em que vai apoiar os camponeses guineenses para lutar contra insegurança alimentar no país.


José Mário Vaz falava à imprensa em Bafatá, leste do país, onde ofereceu cerca de 200 sacos de arroz e 4 mil litros de combustível à associação dos agricultores do campo agrícola de camposa.

“Trabalhamos pouco em 2018 devido ao conflito na comercialização da castanha de caju, portanto é preciso deixar os problemas de passado, por isso, o ano 2019 vai ser ano que vamos dedicar para apoiar os nossos camponeses”, declarou Mário Vaz.

Vaz entende que só com o trabalho é que a Guiné-Bissau pode sair da situação onde se encontra, apostando sobretudo no sector da agricultura, com vista a elevar o nível de produção.

Na sua declaração sem direito à pergunta, o Presidente guineense, afirma que o país tem condições para resolver o problema alimentar dos guineenses e deixar de depender da produção externa.

Segundo constatou a reportagem da Radio Jovem, são 120 hectares de terras para cultivar, divididos em 3 zonas, constituindo 480 pequenas bolanhas, que em cada campanha conseguem produzir mais de 480 toneladas de arroz.

O campo agrícola de campossa é gerido pela Associação Campossa, com mais de mil associados, cuja maioria é mulheres.

Nesta deslocação, o Chefe de Estado guineense, foi acompanhado pelo embaixador da China, Jin Hongjun e a representante da FAO no país, Yannick Rasoarimanana.

De recordar que desde que assumiu a presidência guineense 2014, Vaz tem defendido, em várias ocasiões, a necessidade de atacar o setor agrícola do país, considerando-o essencial para o crescimento económico.

Por: Alison Cabral

radiojovem.info

Sem comentários:

Enviar um comentário