quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Guiné/Eleições: PR analisa processo eleitoral com PM e partidos políticos

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, vai reunir-se hoje com o primeiro-ministro, partidos políticos e Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral para analisar os preparativos para as legislativas, marcadas para 10 de março.


Em nota divulgada à imprensa, a Presidência da Guiné-Bissau anunciou que no encontro vão também participar os auditores da Comunidade Económica do Estado da África Ocidental (CEDEAO), bem como o seu representante na Guiné-Bissau, e os técnicos nigerianos que desenvolveram o 'software' utilizado para fazer o recenseamento eleitoral.

Na reunião participam os 24 partidos políticos que entregaram no Supremo Tribunal de Justiça, que na Guiné-Bissau acumula funções de Tribunal Constitucional, as candidaturas para as eleições legislativas.

A semana passada, o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) iniciou o atendimento de reclamações para a correção de dados nos cartões de eleitor no país e na diáspora e a recolha de impressões digitais em falta.

Segundo a GTAPE, os dados provisórios do recenseamento eleitoral, que terminou em dezembro, apontam para o registo de 733.081 eleitores em todo o território nacional e diáspora contra os quase 900.000 anunciados.

Notícias divulgadas na imprensa guineense referem que o líder do Partido de Renovação Social, Alberto Nambeia, disse durante o fim de semana num encontro com militantes que há eleitores excluídos dos cadernos eleitorais fixados pelo GTAPE e que iria pedir explicações sobre aquela questão.

A Guiné-Bissau vai realizar eleições legislativas a 10 de março.

As eleições estiveram inicialmente marcadas para 18 de novembro, mas dificuldades técnicas e financeiras provocaram atrasos no início do recenseamento eleitoral e consequentemente o adiamento do escrutínio.

Foto: Braima Darame

dn.pt/lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário