quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Botche Candé promete unir o PRS, APU-PDGB, Madem-G15 e Grupo dos 18 partidos sem assento parlamentar

Bissau,03 Jan 19 (ANG) – O coordenador do “Movimento José Mário Vaz e Botche Candé” disse que vai encetar todas as diligências para juntar numa única frente eleitoral, o Partido da Renovação Social (PRS), a Aliança do Povo Unido (APU-PDGB), o Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) e o grupo de 18 partidos sem assento parlamentar.

Botche Candé falava à imprensa sobre o balanço da visita que efectuou no último fim-de-semana às localidades de Guiledje, no sector de Bedanda, região de Tombali e na povoação de Batambali, no sector de Empada e Buba ambos na região de Quinara, sul do país.

“Ainda não pronunciei sobre o meu futuro político após a minha expulsão do PAIGC. Contudo, tenho propostas de três formações políticas interessadas no meu apoio nas próximas eleições legislativas nomeadamente o PRS, APU-PDGB e o Madem G15”, informou.

Aquele político sublinhou que todos os três partidos estão no seu coração devido as suas grandezas políticas e  porque têm as suas estruturas, bem instaladas, em todo o território nacional.

“Mas uma coisa é certa, não posso apoiá-los todos, e para o efeito vou tentar jogar o papel de unir os três partidos numa frente única para derrotar o PAIGC nas urnas”, prometeu, acrescentando que neste momento está a ter dificuldades em escolher um em detrimento do outro.

Botche Candé disse que irá contactar a direcção dos referidos partidos para definirem estratégias de coligação como se faz noutras partes do mundo, salientando contudo que não será uma tarefa fácil.

Agradeceu a forma  como foi recebido pelos populares em todas as localidades do país que  visitou, salientando que isso lhe dá mais força para ir as eleições.

Afirmou que ficou indignado com a  forma como os populares das regiões do Sul do país foram votadas ao esquecimento total, durante  mais de 40 anos da governação.

“Foi no Sul que se iniciou a luta armada que culminou com a independência do país, e, hoje em dia, é triste constatar que essa localidade se depara com a falta de estradas, escolas, água potável, energia elétrica e outras infraestruturas indispensáveis”, lamentou. 

Durante a sua estada no sector de Buba, Candé e sua comitiva visitaram a Rádio Comunitária local denominado de “Papagaio” e a recém construída Esquadra da Polícia. 

Botché Candé foi expulso do PAIGC por alegada violação dos estatutos do partido, desempenhou vários cargos ministeriais, e actualmente exerce as funções de Conselheiro do Presidente da República para a Defesa e Segurança. 

Em defesa do Presidente José Mário Vaz e fazendo apelos à união dos guineenses, Candé tem percorrido o país, numa iniciativa que seus adversários políticos consideram de “Campanha” a favor do chefe de Estado, visando as próximas eleições presidenciais, igualmente previstas para o ano em curso. 

ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário