segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

ARN LANÇA DISPOSITIVO PARA CONTROLAR QUALIDADE DE SERVIÇO DAS OPERADORAS MOVEIS NO PAÍS

A Autoridade Reguladora Nacional da Guiné-Bissau (ARN) lançou, esta segunda-feira (14), em Bissau, a Plataforma de Controlo de Qualidade de Serviço das Redes Moveis do país. A Plataforma visa ajudar na melhoria do serviço das redes móveis dificuldades nas chamadas

O dispositivo visa também evitar cortes de chamadas e interrupções no envio das mensagens.

No acto o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mamadú Serifo Jaquité, lamentou a má qualidade das chamadas nas redes móveis e, no entanto, congratula-se com a ARN na iniciativa para que os consumidores passem a comunicar com qualidade.

“Os consumidores queixam-se de interrupções na comunica, na interferência e má qualidade de comunicação. Estamos a viver numa sociedade virtualizada numa era de revolução digital”, sustenta.

Para o Presidente do Conselho da Administração da ARN, Gibril Mané, em curto prazo de tempo a ARN vai focar a sua intervenção em 5 arias chaves nomeadamente a implementação da política da transição digital, construção de centro da inovação, politica desenvolvimento do (CITI) Centro de Informação em Tecnologia da Informação.

“Isso vai permitir melhorar o ensino e acesso dos estudantes na política da Tecnologia da Informação e Comunicação e assim também participar na melhoria de sistema de saúde e mais outras, amarração de cabo submarino e último com o desenvolvimento de uma infra-estrutura nacional de comunicação”, explica.

Plataforma de Controlo de Qualidade de Serviço das Redes Moveis do país é um instrumento que vai ajudar a controlar a cobertura da rede, para melhor qualidade das chamadas, mensagens, internet e outros.

Entretanto, a margem do lançamento da referida plataforma, o Presidente do Conselho da Administração ARN reconhece que as operadoras de redes Moveis na Guiné-Bissau prestam maus serviços aos consumidores de todo o país

Gabriel Mané disse que a comunicação que existe no país é uma está longe daquilo que é desejado pelos consumidores.

Gibril Mané disse ainda que a plataforma de controlo ora lançado vai ajudar a controlar o parâmetro que vai ser de referência de indicadores e operadores que visa acompanhar a viabilidade da comunicação.

Plataforma de Controlo de Qualidade de Serviço das Redes Moveis foi financiado pelo fundo de ARN em mais de trezentos milhões de Franco CFA e servidor foi financiado pela UEMOA desde 2014. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira

radiosolmansi.net

Sem comentários:

Enviar um comentário