sábado, 24 de novembro de 2018

NEM A MEDIAÇÃO DA ANP CONSEGUE LEVANTAR GREVE DOS PROFESSORES

Nem o presidente do Parlamento conseguiu fazer os professores levantarem a greve nas escolas.

O Presidente e porta-voz da Comissão Negocial dos professores, Bunghôma Duarte Sanhá disse que não houve consensos nas negociações mantidas com o Presidente da Assembleia Nacional Popular visando o levantamento da greve em curso no sector educativo.

Bunghôma Duarte Sanhá que falava à imprensa esta quinta-feira após o encontro com Cipriano Cassamá, explicou que embora estão a procurar as vias para alcançar um consenso entre as partes, houve inflexibilidade do Presidente da ANP no que se refere aos meios financeiros e por isso as negociações foram inconclusivas.

Disse que a única satisfação que  a Comissão Negocial regista neste  momento é o esforço que o parlamento está a fazer para ultrapassar a situação da revisão dos Estatutos da Carreira Docente que tem os seus regulamentos.

Afirmou ainda que o governo está a alegar a falta de receitas para a satisfação das exigências dos sindicatos.

“Imagine um professor que não recebe durante todo o ano lectivo, não pode ser pago só um mês e a contraproposta da Comissão perante essa negociação é que, se o governo tem a dívida de 5 meses que pague  no mínimo 4 meses. E   no mês seguinte liquida o restante”, disse , tendo afirmado que o início das aulas depende das negociações.

As aulas nas escolas públicas ainda não começaram desde a realização de abertura oficial do ano lectivo em Outubro passado.

A greve dos professores decorre há mais de um 60 dias. 

Notabanc; 23.11.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário