27 de novembro de 2018

MAIDUGURI - Boko Haram mata quatro agricultores na Nigéria

Um grupo composto por membros do grupo jihadista Boko Haram matou hoje quatro agricultores, perto de Maiduguri, no nordeste da Nigéria, de acordo com testemunhas citadas pela agência France-Presse.


Segundo uma das testemunhas, dezenas de islamitas armados atacaram hoje um grupo de agricultores que trabalhavam nos campos, perto de Jiddari-Polo.

"Eles capturaram seis de nós enquanto os outros escapavam. Então cortaram quatro com um machete, que morreram diante dos meus olhos, enquanto uma quinta vítima está gravemente ferida", contou à AFP o único sobrevivente do grupo, Mala Umara.

O homem de 75 anos terá sido poupado pelos jihadistas, que o incumbiram de transmitir a mensagem a militares na região da iminência de um ataque contra os seus postos.

"Eles repetiram essa mensagem três vezes para garantir que eu entendia bem o que comunicar", explicou Umara.

Um outro agricultor, Abba Muhammad, que escapou aos membros do Boko Haram, confirmou o ataque, tal como uma responsável de uma força pró-governamental de Maiduguri.

O Boko Haram tem intensificado os seus ataques contra agricultores e madeireiros, que acusam de fornecer informações ao exército sobre os movimentos do grupo jihadista.

O aumento de ataques do grupo também tem atingido o exército nigeriano, que nos últimos meses tem sofrido várias baixas nas suas fileiras.

Desde julho, a AFP contou pelo menos 17 ataques contra bases militares, a maioria perto do lago Chade.

Pelo menos 44 soldados morreram na semana passada em Metele, no nordeste do país, segundo as forças de segurança, que rejeitam a ideia passada pelas autoridades de que os integrantes do Boko Haram estavam "tecnicamente derrotados".

Mais de 27.000 pessoas morreram desde o início da revolução jihadista em 2009, tendo provocado um grande número de deslocados, com cerca de 1,8 milhões de pessoas a não conseguir regressar a sua casa.

NAOM

Sem comentários:

Enviar um comentário