quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Diálogo Nacional sobre Combate à Criminalidade Organizada Transnacional


A conferência “Diálogo Nacional sobre Combate à Criminalidade Organizada Transnacional” iniciou de 28 a 29 de novembro, no hotel Azalai. Esta é uma iniciativa do governo em parceria com o Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, porque em Junho de 2018, o Presidente da República e o Governo da Guiné-Bissau solicitaram o apoio das Nações Unidas para o combate à criminalidade organizada.

A conferência foi presidida pelo Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Sr. Agnelo Regalla, em representação do Primeiro Ministro. Também estiveram presentes na cerimónia o Ministro da Justiça, Co-Presidentes do Grupo Resultado 1 do Quadro da Parceria Estratégica entre as Nações Unidas e a Guiné-Bissau, representantes da comunidade internacional, sociedade civil e ONG’s.

O Diálogo Nacional tem como objectivo o estabelecimento de um entendimento comum sobre a dimensão e urgência do combate à criminalidade organizada transnacional e a identificação de medidas de curto prazo que possam apoiar o desenvolvimento e implementação efetiva e eficaz de um Plano Nacional de Combate à Criminalidade Organizada Transnacional (Plano Nacional). 

O Conselho de Segurança, através da Resolução 2404 (2018), definiu, entre outras, como prioridade para o UNIOGBIS a “assessoria estratégica e técnica e o apoio ao Governo da Guiné-Bissau no combate ao tráfico de droga e criminalidade organizada, em estreita colaboração com a UNODC”.


ONU na Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário