terça-feira, 27 de novembro de 2018

AGÊNCIA DE TIMOR ENTREGA 50 KITS AO GTAPE PARA APOIAR O REGISTO ELEITORAL

O Governo timorense, através da sua Agência de Cooperação para o Desenvolvimento em Bissau, entregou esta segunda-feira, 26 de novembro 2018, aoGabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) 50 kits para apoiar o processo de recenseamento eleitoral. Esta iniciativa associa-se ao apoio de 500 mil dólares norte-americanos concedidos recentemente pelo governo daquele país asiático da expressão de língua portuguesa ao executivo guineense para a realização do processo de recenseamento eleitoral.

Encarregado da Missão de Agência de Cooperação timorense, José Turquel, lembrou na sua comunicação que ao longo da luta do povo timorense para a conquista da sua liberdade teve apoio do povo da Guiné-Bissau, por isso “estamos aqui precisamente por estes laços históricos”.

Em representação do governo guineense, Agnelo Augusto Regala, ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, mostrou-se satisfeito e assinala que os “apoios que são feitos de corações são sempre positivos”, referindo-se ao gesto de Timor-Leste.

“O processo de recenseamento eleitoral está a decorrer da melhor forma. Já ultrapassamos a barreira dos 700 mil eleitores recenseados e com estes equipamentos de impressões digitais, vai aumentar ainda mais a capacidade do governo e concluir brevemente o processo de registo de potenciais eleitores”, assegurou.

Cristiano na Bitam, diretor-geral interino do GETAPE, realçou a importância destes KITs adicionais para aumentar a taxa de cidadãos recenseados que diz situar-se a cima de 80 por cento, sem contar com dados da diáspora. Em relação à diáspora, explica que os equívocos registados tinham a ver com transferência de fundos e desentendimento entre a embaixada da Guiné-Bissau em França e agentes recenseadores enviados de Bissau. Essa situação, segundo Na Bitam, fora ultrapassada com a intervenção do GTAPE, ministério de negócios estrangeiro e o governo guineense. 

Por: Carolina Djeme

Foto: Marcelo Na Ritche

OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário