quinta-feira, 1 de novembro de 2018

“PERDA ECONÓMICA E SOCIAL DO PAÍS É IMENSA” - DIZ PRIMEIRO-MINISTRO

O Primeiro-ministro disse, esta quarta-feira (31 Outubro), que a Guiné-Bissau tem vindo a exportar a possibilidade do emprego nacional aos outros países devido a falta de infra-estruturas de pesca

O chefe do governo, Aristides Gomes, falava durante o Lançamento da primeira pedra para a construção da segunda fase do porto de pesca de alto Bandim, em Bissau.

De acordo com Aristides quando o produto da pesca não é desembarcado pela ausência de infra-estruturas de apoio à pesca (como o porto e as unidades de conservação, do tratamento e da transformação do pescado), a perda económica e social do país é incomensurável.

“O nosso país exporta a possibilidade do emprego nacional aos outros países (…) por isso, o governo não poupará esforços na prossecução dos objectivos constantes na estratégia do desenvolvimento do sector”, sublinhou o Primeiro-ministro.

A obra de construção da segunda fase do projecto do porto de pesca de alto Bandim, orçando em cerca 15 bilhões de Franco CFA (26 milhões dólares) é financiada pelo governo Chinês.

A ministra da Pesca, Adianto Djalo Nandigna, diz estar esperançada que o projecto irá contribuir na redução da pobreza e promoção da actividade da pesca ao nível nacional.

“Consciente dessa fraca performance e da crescente problemática da pobreza no meio rural, o governo solicitou o governo da China apoio para a realização dessa componente da segunda fase do porto”, explica.

Para o Embaixador de China, Jim Houng Jun, o sector da pesca pode fornecer centena de mil empregos aos cidadãos por isso deve haver aposta das autoridades guineenses.

“O sector da pesca gera centenas de mil empregos aos cidadãos, o que deve merecer mais atenções das autoridades guineenses para melhoria de condições de vida de muitas pessoas”, aconselha.

O projecto prevê, para um período de 25 meses, a construção de um total de docas flutuantes de 308 metros no norte e sul, com um comprimento de 50 metros, um novo quebra-mar pista rodoviária no interior do porto, edifício administrativo e de comércio de bens de pesca, torre de água, drenagens e esgotos. 

Por: Elisangila Raisa silva dos Santos / Marcelino Iambi

radiosolmansi.net

Sem comentários:

Enviar um comentário