24 de outubro de 2018

GUINÉ-BISSAU REDUZIU MAIS DE METADE DA MORTALIDADE INFANTIL

Segundo dados do último inquérito aos indicadores múltiplos, a taxa de mortalidade infantil na Guiné-Bissau diminuiu significativamente de 200/1000 para 55/1000 nados-vivos



Os dados foram divulgados, esta quarta-feira (24), na celebração dos 72 anos da fundação das Nações Unidas. Para comemorar a data teve início desde ontem (23) e terminou hoje (24) um fórum sob o lema “Uma visão compartilhada para o desenvolvimento sustentável da Guiné-Bissau - UNPAF”.

No encerramento das actividades, o adjunto Secretario Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, David McLachlan-Karr, diz que a taxa de mortalidade infantil diminuiu na Guiné-Bissau.

“Em 2019, vamos entrar no quarto ano da entrada em vigor da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. É certo que avanços significativos foram feitos no país e que contribuem para o alcance dos 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável”, afirma.

David avança ainda que o país conseguiu proteger 26.3 por cento do território como área protegida e, no entanto, mostra que os avanços conseguidos são insuficientes para atingir os 17 objectivos do desenvolvimento sustentável.

“A lei da paridade foi votada por unanimidade no parlamento, em Agosto, podendo vir a abrir caminho para uma maior participação política das mulheres já nas próximas eleições que se avizinham. A não interferência da classe castrense na crise política e institucional recente é um sinal positivo do respeito pelo Estado de Direito democrático. Contudo, esses avanços são insuficientes para atingir os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030”, explica.

O Fórum de dois dias reuniu tomadores de decisão, o sector privado e a sociedade civil que reflectiram a implementação da agenda de 2030, suas ligações com o plano de desenvolvimento nacional e a estrutura de parceria da ONU com o Governo, bem como sua harmonização com o Agenda 2063 africana. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira

radiosolmansi.net

Sem comentários:

Enviar um comentário