1 de novembro de 2018

China financia com 22 milhões de euros construção de porto de pesca em Bissau

O Governo da Guiné-Bissau e o embaixador da China, Jin Hongjun, lançaram hoje a primeira pedra para a construção da segunda fase do porto de pesca do Alto do Bandim, um projeto orçado em 22 milhões de euros.

"O setor de pescas constitui um dos pilares fundamentais para a economia da Guiné-Bissau, fornecendo uma fonte importante para o Orçamento do Estado e o setor de pescas fornece milhares de empregos, mas também uma boa fonte alimentar para a população", afirmou o embaixador da China em Bissau.

Segundo o diplomata, através deste projeto a China está a "ensinar a pescar" em "vez de dar o peixe".

"Os pescadores guineenses vão ficar com um ótimo equipamento para desenvolver o setor das pescas no país", salientou.

O primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, disse que a China é um "parceiro bilateral incontornável" do país para o "desenvolvimento e construção do progresso".

O projeto, no valor de 22 milhões de euros e com duração de 25 meses, prevê a construção de 308 metros de docas flutuantes a norte e sul, com um comprimento de 50 metros, um novo quebra-mar, uma estrada, um edifício administrativo e de comércio de bens de pesca, drenagens e esgotos.

O porto de pesca do Alto do Bandim é atualmente o principal porto de pesca artesanal na Guiné-Bissau e, segundo estatísticas nacionais, e é utilizado por 50% das embarcações de pesca que operam no país.

Os guineenses consomem por ano cerca de 21 quilogramas de peixe.

DN.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário