28 de agosto de 2018

Já pesquisou a palavra ‘idiota’ no Google? Saiba quem é a estrela que aparece

Donald Trump é a cara que mais aparece na pesquisa do Google quando se pesquisa as palavras 'idiota' ou 'idiot'.


Numa altura em que há uma aparente luta entre Donald Trump e a Google, fomos pesquisar pelas palavras ‘idiota’ e ‘idiot’. E o vencedor é… o presidente do Estados Unidos, Donald Trump.

As pesquisas do Google funcionam de forma estranha e, por lá, encontra-se sempre algo peculiar em relação a qualquer assunto pesquisado. Neste caso não é exceção: ao pesquisar a palavra ‘idiot’ (idiota em português) nas imagens deste motor de busca aparece nem mais nem menos que Donald Trump. Esse foi mesmo tema de debate esta semana, com Trump a acusar a gigante tecnológica de o prejudicar nas pesquisas e a Google a defender-se dessas acusações.

Esta associação da palavra “idiot” (idiota) ao presidente dos Estados Unidos nem é novidade. Foi acentuada graças a um desafio feito pelos britânicos aquando da visita de Trump a Londres. O objetivo passou por levar a música “American Idiot”, da banda Green Day, ao número 1 no top de músicas no Reino Unido.

O download em massa da música foi feito entre dia 6 e 12 de julho, para que a canção estivesse em primeiro lugar quando o presidente do Estados Unidos aterrasse em Inglaterra. O facto de as notícias associarem a música à cara de Trump ajudou a que Trump fosse rei e senhor no topo das imagens da pesquisa do Google com o termo ‘idiot’.

Mas o polémico e adepto de fazer comentários no Twitter Donald Trump não é a única personalidade que se encontra ao pesquisar a palavra “idiot” no Google, embora surja com completo destaque em vários tipos de fotos no topo da pesquisa. Os próprios filhos do presidente dos Estados Unidos, Eric Trump e Donald Trump Jr estão igualmende associados à palavra. O cantor Kanye West, Rodrigo Duterte (presidente das Filipinas) e Vladimir Putin (presidente da Rússia) também aparecem nesta pesquisa no motor de busca.

Na sua página pessoal do Twitter, Donald Trump expressou o seu descontentamento relativamente às noticias que apareciam no Google em relação a ele : “A pesquisa do Google de ‘Trump News’ apenas mostra noticias falsas”. E o presidente garantiu que ia resolver a bem ou a mal a situação.

E em português, quem se vê quando se pesquisa ‘idiota’? O presidente norte-americano também surge com destaque nas pesquisas, embora sem o domínio que se vê usando a palavra em inglês. Os conhecidos memes também marcam presença ao satirizar personalidades como Lula da Silva, ex presidente do Brasil, e Temer o presidente atual. Não falta o famoso Mr Bean, personagem do programa de televisão britânico (e mais tarde de filmes) e a personagem do filme Doidos à Solta, Lloyd, interpretada por Jim Carrey.

insider.dn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário