segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Guiné-Bissau: Guarda Nacional e Polícia de Ordem Pública espancam cidadãos indocumentados nas celas


Agentes da Guarda Nacional (GN) e da Polícia de Ordem Pública (POP), implicados em operações de rusgas nocturnas, são acusados de agressões físicas e cobranças ilícitas de 5 mil Francos Cfa aos cidadãos interpelados sem bilhete de identidade.

Relatos das vítimas indicam que a maioria dos detidos, dos quais algumas crianças, foram abordados perto das suas residências e levados de seguida para esquadra principal de Bissau, onde são “maltratados” pela polícia, em troco de pagamento 5 mil Francos Cfa.

“Eu fui preso por volta das 19:00 horas. Na esquadra somos agrupados numa única cela, algumas pessoas são levadas depois para outras celas e, de seguida, ouvem-se gritos. Não sei se são submetidas choques ou o quê. Estivemos lá, homens e mulheres, de pé, sem assento e sem condições de higiene, até ao amanhecer”, reporta um dos detidos.  “Encontrei na cela crianças, mulheres e homens já com idade avançada”, testemunhou uma outra vítima.

As rusgas levadas a cabo pelo Ministério do Interior têm sido alvo de severas críticas por parte dos cidadãos devido às agressões levadas dos agentes e cobranças, que consideram serem ilícitas.

© e-Global Notícias em Português

Sem comentários:

Enviar um comentário